Topo

Estilista dá dicas de vestidos para noivas com nanismo assim como Estela

Salete, de 49 anos, posa com vestido de noiva para o estilista Edson Eddel Imagem: Carlos Rezende/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/02/2018 10h21

Estela (Juliana Caldas) não subirá ao altar com o negociante português Amaro (Pedro Carvalho), mas seu momento chegará — e ao que tudo indica será com o lapidador de joias, Juvenal (Anderson Di Rizzi) — em "O Outro Lado do Paraíso".

Com experiência na criação de peças para noivas com nanismo assim como a personagem da novela das nove, o estilista Edson Eddel, que atua em São Paulo e Curitiba, explica que a altura da noiva é o que menos importa na hora da confecção do vestido.

Juvenal (Anderson Di Rizzi) e Estela (Juliana Caldas) em cena de "O Outro Lado do Paraíso" Imagem: Globo/Marília Cabral

Veja também

“Uma mulher com nanismo pode, sim, ficar elegante com traje de noiva. Basta valorizar sua silhueta”, afirma Eddel, cujas criações estão avaliadas entre R$ 8 mil (aluguel) a R$ 18 mil reais (compra). Veja como escolher o seu:

O tecido

Eddel explica que não há restrição de material, mas que optar pelos mais leves pode facilitar na estruturação da peça para a silhueta da noiva, como mencionado anteriormente.

Imagem: Carlos Rezende/Divulgação
 

Para não haver erro, peça para que o profissional mapeie o seu corpo. Quem tem o tronco mais longo, por exemplo, fica bem com cinturas mais altas.

O corte

Marcar bem a cintura, aliás, é essencial para dar a proporção correta à peça e deixar as formas do corpo bem definidas no look. Optar por um decote ou transparência no colo arrematam a produção com elegância.

Ainda que não seja impossível optar por saias volumosas, Eddel explica que elas podem não ser a melhor opção para a noiva com nanismo. Além de pesadas, caso não estejam em harmonia com a cintura, podem "blocar" a silhueta, eliminando a fluidez das curvas da mulher sob o vestido.

Pode véu? Sim!

Nada impede a noiva portadora de nanismo de usar véu longo ou cauda longa, conta Eddel. "Basta que seja leve e removível", para não incomodar a noiva ou limitar sua circulação durante a cerimônia ou na festa.

Sob medida

Optar por peças sob medida, de acordo com o estilista, é o melhor caminho para a mulher com nanismo — já que a peça será pensada e preparada respeitando seu corpo. Em seu ateliê, cada modelo é confeccionado artesanalmente e bordado à mão. 

Imagem: Carlos Rezende/Divulgação

“Espero que a personagem Estela ajude as mulheres com nanismo a correr atrás do sonho de se casar de véu e grinalda. Muitas ainda têm dificuldade de encontrar trajes de festa bonitos e adequados ao seu tamanho. Mas a moda está cada vez mais inclusiva. O sonho do casamento não pode ser prejudicado pela altura ou pelo peso da noiva. Toda mulher merece ter seu dia de rainha ao lado de quem ama”, acredita.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Estilista dá dicas de vestidos para noivas com nanismo assim como Estela - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Casamento