Topo

Tatuagem "não ressuscite" deixa médicos em dúvida em Miami

Homem de 70 anos deu entrada em um hospital de Miami, nos Estados Unidos, insconsciente com uma tatuagem "não ressucite" Imagem: Reprodução/"The New England Journal of Medicine"

Do UOL, em São Paulo

03/12/2017 16h02

Médicos de Miami, nos Estados Unidos, passaram por um conflito ético na última semana. Um homem de 70 anos, diabético e com problemas cardíacos e pulmonares, foi levado insconsciente por socorristas para um hospital da cidade da Flórida com uma tatuagem que dizia "não ressucite". Após avaliação de um conselho de ética, a mensagem registrada na pele foi acatada e ele morreu.

Leia também:

O caso foi publicado no "The New England Journal of Medicine" na última quinta-feira (3) e contou sobre a dúvida da equipe da unidade de terapia intensiva do local. Antes de a decisão ser tomada, o paciente foi tratado com antibióticos, recebeu fluido por via intravenosa e foi mantido respirando.

"Inicialmente decidimos não honrar a tatuagem, invocando o princípio de não escolher um caminho irreversível, a morte, diante de incerteza. Esta decisão nos deixou conflituosos devido ao esforço extraordinário do paciente para tornar conhecida a sua diretiva antecipada de vontade", diz a publicação.

Como ele não apresentou identificação ou quaisquer documentos, o departamento social foi chamado para ajudar a contatar familiares. A fotografia da tatuagem entrou para o registro médico do paciente para documentar o seu desejo.

Em entrevista ao "The Whashington Post" de sexta-feira (1), Gregory Holt, um dos médicos que atendeu o caso, disse que o homem morava em uma casa de repouso, mas foi encontrado embriagado e inconsciente na rua e levado para o hospital.

"Nós tínhamos um homem que não podia falar", disse Holt ao jornal americano. "E eu realmente queria falar com ele para ver se essa tatuagem refletia o seu seu desejo."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tatuagem "não ressuscite" deixa médicos em dúvida em Miami - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Universa