Topo

Inspire-se no estilo de Pabllo Vittar e Liniker para dar um 'up' no visual

Marcela Duarte

Colaboração para o UOL

04/09/2017 04h00

Pabllo Vittar e Liniker estão bombando: cada uma ao seu estilo. Elas mostram que gênero não é binário, ou seja, existe um leque muito maior além de homem e mulher. Pela imagem, passam a mensagem de que cada pessoa deve se conhecer e criar sua própria identidade de acordo com o que a faz feliz.

Fizemos um raio-x do estilo de cada uma para entender como Pabllo e Liniker criaram imagens tão impactantes, quais os elementos fortes de cada uma e por que somos tão impactados por elas. Com uma observação: "O recado não é copiem; o empoderamento não é para ser copiado, mas uma inspiração. Se elas são capazes de descobrir força em um elemento visual para expressar o que sentem, por que você não pode?”, explica Brunno Almeida Maia, pesquisador sobre a relação da moda com filosofia, literatura e arte. Combinado?

Veja também

Pabllo Vittar

“É uma drag que carrega consigo uma diva contemporânea de glamour acessível, é poderosa, dona de si porque se conhece, empoderada”, observa Brunno. A Pabllo é uma diva pop com todos os símbolos. Vamos a eles:

Meia arrastão

Ela tem um visual bem fetichista, e a meia arrastão é um dos elementos usados para criar esse efeito. Costuma usar com tops curtíssimos, peças de vinil, shorts cavados… Se você quer adotar mas tem medo de pesar a mão, Bruna lembra que a arrastão pode ser usada embaixo do jeans rasgado, por exemplo.

 

Body

O body é outra peça-chave dos looks da Pabllo. Se você acha legal e quer adotar, a stylist Bruna Sampaio dá uma dica: "use com uma calça pantalona de alfaiataria no dia a dia".

 

Pernas de fora

Deixar as pernas à mostra tem a ver com o estilo diva pop, que mostra muito o corpo, com arrastão e botas over the knee. Quem não andaria de perna de fora com esse par de pernas, não é mesmo? Aproveite que a primavera está chegando e coloque as pernas pra jogo:

 

Peruca loira ou platinada

A Pabllo diz que quando coloca a peruca ninguém a segura, e isso demonstra a força que essa peça lhe dá para ser quem ela é. Se você é adepta dos cabelos longos, sabe do que ela está falando. Se não for, experimente usar uma peruca e arrase também!

 

 

Liniker

"Gostaria de inspirar as pessoas a se vestirem como se sentem à vontade; elas têm que ser livres para vestir o que quiserem”, diz Liniker. Pode parecer simples, mas é complexo, já que ela quebra as regras do binarismo. "A Liniker reforça como a expressão de gênero por meio da vestimenta pode trabalhar em uma sociedade as questões de identidade de gênero. Por que eu só posso usar saia ou salto no palco? Por que só no palco tenho direito à liberdade?”, diz Brunno.

Importante entender: Liniker não é uma drag queen (alguém com identidade de gênero masculina que se veste temporariamente como mulher), e sim transita entre o masculino e o feminino e quebra padrões não só no palco, mas no cotidiano. Ela é assim na vida real e leva sua identidade também para o palco.

A stylist Bruna Sampaio destaca os principais elementos usados por ela:

Vestido de chita

“A Liniker usa uma indumentária mais politizada, mais poética, mais perene. A roupa que ela usa não tem um tempo”, comenta Bruna, lembrando, por exemplo, o vestido de chita usado recentemente em um show em Nova York. “Esse vestido pode ser de agora, mas pode ser de dez anos atrás."

 

Maxibrincos

O brinco máxi é outro elemento fortíssimo no visual da Liniker. "Pode ser um brinco de pressão ou acrílico, mas sempre um brinco grande e que traz atenção para o rosto. É um grande curinga, ótimo para alegrar qualquer look. E vale para todos os estilos, até para a minimalista, que pode usar um brinco grande pendente de um lado”, sugere Bruna.

 

Cabelo volumoso

Liniker tem optado mais por cabelos volumosos ou trançados, todos elementos ligados à cultura afro. Ou seja, assume o cabelo como ele é naturalmente para reforçar sua imagem afrodescendente.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Inspire-se no estilo de Pabllo Vittar e Liniker para dar um 'up' no visual - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Moda