Topo

Como usar bota: dicas de looks para aderir ao sapato favorito do inverno

Julia Guglielmetti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/07/2017 04h00

Basta as temperaturas caírem um pouco para as mulheres tirarem as botas do armário. Nas ruas, o sapato queridinho do inverno é usado em looks práticos, com calça jeans e casaco. Mas dá pra ir muito além desse basicão e compor visuais diferentes e mais elaborados. Dani Ferraz, consultora dos quadros de moda do programa "Mais Você", da TV Globo, dá dicas preciosas para você fazer composições estilosas e arrasar como as famosas:

Cano curto

As botas de cano curto ganharam muito destaque nessa estação, tanto as de saltinho, quanto as baixas. Com elas dá para montar looks casuais e também mais elegantes e arrumados. Só é preciso ter cuidado para não "achatar" a silhueta. Há dois truques para evitar esse efeito: o primeiro é combinar com calça ou meia-calça do mesmo tom da bota, como fez Marina Ruy Barbosa, ao usar bota e calça pretas. Outra forma de "alongar" as pernas é apostar em modelos com cano bem baixinho e recortes que deixam um pouco do pé à mostra.

Over the knee

Sensual, o modelo acima do joelho também está bombando. Combine com peças mais soltinhas ou mais clássicas, para quebrar a sensualidade e deixar o look mais sofisticado, como fez Olivia Palermo. Ou seja: corra de peças muito justas ou decotadas -- a não ser que a intenção seja "causar"!

Veja também

Este modelo deve ser evitado em ambientes profissionais formais e também em festas que seguem o dress code à rigor. Se o código do evento não for tão rígido, vale apostar na over the knee para modernizar o look. Ah! Se a bota tiver elástico, cuidado para que não aperte demais e deixe a pele saltando, o que pode comprometer o visual.

Coturno

A blogueira Camila Coutinho inovou no visual, combinando pantacourt com o coturno de plataforma. Além de ficar legal com peças mais curtinhas, outra maneira bacana de usar botas de cano mais alto é por baixo de peças alongadas, como pantacourt ou saia mídi. Aqui também vale o truque para "alongar" a silhueta: usar bota e parte de baixo (ou meia) da mesma cor.

Bico fino

Alguns dos jeitos mais modernos de se usar este modelo clássico é por baixo de partes de baixo bem atuais, como saia mídi, pantacourt ou calça boyfriend, escolha da blogueira Thassia Naves. Evite usar a bota por cima do jeans -- prefira deixá-la por baixo, para evitar um resultado com cara de "festa junina". 

 

Branca ou vermelha

Polêmicas, botas nessas cores podem ser usadas como elemento fashion. Como chamam muita atenção, tome muito cuidado para não cair no brega. Para compor o visual de uma forma chique, vale usar peças mais básicas e clássicas, como Camila Coelho.

Metalizada ou de glitter

Esses modelos estão super em alta e dão ar fashion a qualquer look -- até o mais básico. Como é uma modinha passageira, o ideal é comprar uma que não seja tão cara. Podem ser usadas no dia a dia e à noite, atualizando o vestido pretinho, por exemplo. Como dão um toque de casualidade ao visual, também é preciso evitá-las em ocasiões formais, como casamento e ambientes corporativos. As de cano médio ou baixo são mais versáteis, mas as mais ousadas vão amar também a versão eleita escolhida por Rihanna.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como usar bota: dicas de looks para aderir ao sapato favorito do inverno - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Moda