Topo

Esta bolsa da rainha Elizabeth 2ª tem mais segredos do que você imagina

Rainha Elizabeth 2ª cumprimenta pessoas durante celebração de seu aniversário de 90 anos em Windsor, Inglaterra Imagem: Alastair Grant/AP

Do UOL

03/03/2017 11h22

Algumas coisas são típicas quando se vê uma foto da rainha Elizabeth 2ª --o penteado arrumadinho, a roupa em tons fortes com chapéu combinando e a indefectível bolsa preta pendurada no antebraço. Pois o acessório não serve só para guardar pente, batom e lenço. Ele também ajuda a monarca a se livrar de conversas desagradáveis, graças a um código secreto estabelecido entre os assessores.

Quem revelou o segredo foi o historiador Hugo Vickers, em entrevista para a revista norte-americana "People". A bolsa de Elizabeth 2ª, da grife inglesa Launer, é trocada de braço quando a rainha está em uma recepção e acredita que precisa se afastar de uma pessoa para dar atenção para outros convidados. Como é falta de educação simplesmente interromper a conversa, o gesto é um aviso para que um assessor se aproxime para cortar o papo com toda a polidez. 

Bolsa, da marca inglesa Launer, tem itens como caneta, lenço e balinhas Imagem: Reprodução/AFP

Durante um evento, se a rainha coloca a bolsa sobre uma mesa, está dado o aviso para os encarregados do protocolo da festa de que ela partirá em cinco minutos. Caso a conversa esteja particularmente complicada, Elizabeth 2ª apela para outro código: girar a aliança de casamento no dedo. Isso significa que se trata de uma emergência e a intervenção deve ser imediata. 

E o que há dentro da bolsa, exatamente? Outra estudiosa da família real britânica, Sally Bedell Smith, revela que a rainha tem sempre um pente, balinhas de menta, uma caneta-tinteiro, a caixa dos óculos e um gancho para pendurar a bolsa em mesas. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Esta bolsa da rainha Elizabeth 2ª tem mais segredos do que você imagina - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Universa