Topo

Especialistas e consumidoras dão dicas de como comprar roupas sem provar

Com algumas dicas, é possível comprar online sem errar Imagem: Thinkstock

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

15/09/2014 07h15

Com a multiplicação das ofertas on-line, comprar roupa sem experimentar está se tornando um tanto comum. Contudo, para não errar e acabar desperdiçando dinheiro, é preciso tomar alguns cuidados. Por isso, o UOL Moda consultou especialistas e ainda conversou com algumas mulheres que adoram comprar pela internet e levantou algumas dicas interessantes.

A consultora de imagem pessoal e corporativa Marcele Goes diz que a primeira coisa a se fazer é usar a fita métrica e descobrir as medidas do próprio corpo. Depois disso, é preciso buscar uma tabela de medidas da peça de roupa, preferencialmente aquelas que tenham tanto valores de circunferência quanto de comprimento. Essa medida pode variar de loja para loja, portanto é sempre recomendável ficar de olho na modelagem oferecida.
 
"A roupa deve ser um pouco maior que o tamanho do corpo, porque a peça deve abrangê-lo por completo e ter uma sobra para movimentações --com levantar e abrir os braços", explica Marcele. No entanto, como há variação de medidas entre peças de tecidos e confecções diferentes, vale comparar as medidas com uma peça já existente no armário. 
 

Lojas na internet

Em compras pela internet, é preciso aprender a observar os quadros de medidas que os sites oferecem, além de conhecer a própria silhueta. "Peças com várias opções de imagens, em vários ângulos, permitem uma noção mais completa. Fotos das roupas vestidas em modelos e não apenas imagens em fundo branco, também ajudam", afirma a consultora de estilo Amanda Medeiros.
 
A estudante de moda Vic Hollo, que adora montar seu visual em lojas on-line, avisa que vale optar por peças que possam ser ajustadas em uma costureira posteriormente. "Sempre acabo comprando um modelo um pouco maior e, se for o caso, mando ajustar; quando fica pequena, não tem o que fazer."
 
Já a designer Stephanie Antonoff gostou tanto de comprar pela web que, depois de sua primeira experiência, acabou criando sua própria loja on-line, a Keeps High. "Se a mulher já comprou alguma vez na loja física e quer comprar na mesma loja, só que on-line, ela pode usar a modelagem da peça anterior para acertar nas outras", sugere.
 
Para Stephanie, se for comprar em lojas que não conhece, é legal investir em peças-chave. "Prefiro saias, shorts soltinhos com elástico, camisetas e casacos, porque são peças básicas e de melhor caimento", diz.
 

Lojas físicas

Não é só pela internet que não se tem a opção de experimentar as roupas. Durante grandes liquidações, os provadores ficam lotados e nem sempre dá tempo de provar as roupas. Nas lojas populares, como as localizadas no Brás e no Bom Retiro, em São Paulo (SP), nem sempre é permitido experimentar.
 
"Ajuda muito ir até a loja usando uma roupa justa, sem volume, para tentar vestir as peças desejadas por cima", aconselha a consultora de moda Amanda Medeiros. Mas se a loja não permite provas de jeito nenhum, o melhor é observar a roupa rente ao corpo. "Para ver se a largura está correta, você deve alinhar a roupa com um dos lados do corpo, tendo como referência a costura do ombro: a peça tem de chegar até o outro ombro com uma certa folga", explica Marcele Goes. Ela diz ainda que é importante checar a profundidade do decote, o comprimento e a cava.
 
Stephanie alerta que é sempre mais econômico comprar sem provar em lojas que fazem trocas de mercadorias. "Se a loja não faz trocas, prefira gastar com peças de modelagem solta, que possam ser ajustadas com cinto, por exemplo, ou as que possuem ajustes de tamanho", finaliza Stephanie.
 
 

Veja também

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Especialistas e consumidoras dão dicas de como comprar roupas sem provar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Moda