Topo

Tricôs e malhas são peças versáteis para o frio; saiba usar

O suéter de gola careca pode ser usado de modo casual elegante quando combinado com calça de alfaiataria e camisa de manga longa e sapato ou botina de couro Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

03/07/2012 07h04

Se até pouco tempo atrás, agasalhos feitos com lã eram considerados roupas de avô, atualmente são usados por jovens e adultos em combinações formais, casuais e esportivas. Conheça os diferentes tipos de suéteres e cardigãs e como combiná-los de três maneiras.

Os tecidos feitos de lã e de modo artesanal são conhecidos desde 6.000 a.C., porém foi a partir do século 18, com a Revolução Industrial, que foram desenvolvidos equipamentos que permitiam a produção em larga escala e a consequente diminuição do custo. Na década de 1960, o desenvolvimento dos fios sintéticos fez com que as malhas de lã ficassem ainda mais acessíveis. No Brasil, com suas temperaturas amenas, as marcas optaram em fazer versões de suéteres e cardigãs em malha ou linha.

Veja também

Suéteres apresentam diferentes tipos de golas e padrões

É a partir de gola e do padrão do suéter que podemos definir o tipo de uso da peça. As malhas lisas em cores sóbrias com gola em V são as mais práticas, porque podem ser usadas de maneira formal como complemento do paletó combinado com a gravata. Quando a blusa for da mesma cor da calça, o paletó pode ser deixado de lado, conservando o uso da gravata.

Na versão casual elegante, o mesmo suéter pode ser usado com camisa de manga longa e calça de alfaiataria, permitindo aos homens frequentar ambientes de trabalho menos formais e até uma esticada para uma saída noturna.

Se você preferir usá-lo com jeans e camisa polo ou camiseta, não há problemas. É só uma questão de coordenar as cores. Observe o que prefere destacar: se a camiseta tiver cor mais forte, opte pelo suéter em cor mais sóbria, e vice-versa. 

Já as peças que têm fechamento com zíper são modelos esportivos e combinam com calça jeans ou sarja, e são boas para uso em ambientes informais. Nos pés, prefira tênis ou botinas pesadas. Estas dicas também servem para as malhas com padrões listrados, geométricos e com desenhos étnicos, assim como as de cores quentes, que estão em alta para o inverno.

Cardigã se tornou moderno, mas pode ser usado de maneira tradicional

Os jovens europeus e americanos, além de rapazes modernos no Brasil, já aderiram ao uso do cardigã, um agasalho de lã com abertura frontal abotoada, usado com camisa de manga longa e gravata borboleta. Se esta for uma opção moderna demais, use com gravata tradicional. O cardigã é uma boa alternativa ao paletó.

Para este inverno, as marcas investiram também em novas versões que procuram dar um ar mais esportivo à peça, como listras e padrões geométricos. Para acertar na combinação, prefira usar com calças de sarja, veludo ou jeans, combinadas com camisas polo ou camisetas e tênis.

Para simplificar estas combinações veja o quadro abaixo

 FormalCasual eleganteCasualEsportivo
 gravata + camisa social + sapato de courocalça de alfaiataria + camisa de manga longa + sapatocalça de sarja + camisa casual ou polo + botinajeans + camiseta + tênis
Suéter com gola "V"simsimsimsim
Suéter com gola careca simsimsim
Suéter com zíper  simsim
Suéter com padrão  simsim
Cardigã lisosimsimsimsim
Cardigã com padrão  simsim
Malha com capuz   sim

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tricôs e malhas são peças versáteis para o frio; saiba usar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Moda