Topo

Com grande variedade de modelos, camisas masculinas podem confundir; aprenda a escolher

O "burgundy", espécie de roxo, é a novidade as cores da moda para camisas masculinas Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

24/04/2012 07h12

A camisa como nós conhecemos tem menos de cem anos de idade e já foi considerada uma peça íntima. Atualmente, ela pode ser formal ou casual, ter manga longa ou curta, ser lisa, estampada, listrada ou xadrez, vir com diferentes tipos de colarinhos e punhos. São muitos detalhes que podem fazer com que o homem se perca com tanta variedade.

A coluna Hora H desta semana traz um especial sobre uma das peças mais importantes do guarda-roupa masculino e dá dicas sobre como escolher o modelo ideal para você. 

 
A camisa era considerada peça íntima e roupa de dormir. Usá-la sem nada por cima era impróprio até o começo do século 20, época em que só os trabalhadores braçais usavam a peça descoberta. Somente a partir de 1920 é que ela começou a ser vista em público por homens de todas as classes. 
 
Hoje, é uma peça essencial com uma grande variedade de modelos. O estilista Christiano D’Carlos, especializado em camisas sob medida da Turquesa São Paulo, conversou com a coluna e ensina abaixo mais sobre a peça e suas especificidades para que você não erre na escolha.
 
O que está em alta para a próxima estação
Para o outono/inverno 2012, além das clássicas e sociais camisas brancas, azuis, lisas ou listradas, que nunca saem de moda, no terreno casual vamos ter o domínio forte do xadrez, com alusão ao movimento grunge, que surgiu em Seattle, nos Estados Unidos, entre as décadas de 1980 e 1990, com bandas como Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains.
 
A novidade em termos de cores é a aposta “burgundy”, uma espécie de roxo, não muito forte.  O azul escuro, o cinza, o preto e as cores mais fechadas são as opções para quem quer variar um pouco na hora de sair. As camisas jeans continuam fortes, presentes em coleções de diferentes marcas há quatro estações. 

Veja também

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com grande variedade de modelos, camisas masculinas podem confundir; aprenda a escolher - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Moda