Topo

Cosméticos com efeito tensor prometem "lifting" temporário; saiba como eles funcionam

Aplicação dos cosméticos tensores deve ser feita com a pele limpa, livre de oleosidade e protetor solar; o "efeito Cinderela" dura por até quatro horas Imagem: Thinkstock

Rosana Faria de Freitas

Do UOL, em São Paulo

20/04/2012 08h30

Não é delírio e nem sonho, não. Usando os produtos certos, é possível subtrair alguns anos da carteira de identidade quase instantaneamente. O segredo para tal milagre está na fórmula incrementada de alguns cosméticos que prometem o aclamado “efeito lifting”, assim denominado porque é como se você tivesse, realmente, se submetido a uma cirurgia plástica. É ou não é o desejo supremo de qualquer mulher? “Esses cosméticos têm como base proteínas tensoras que, ao serem aplicadas sobre a pele, se desidratam e se retraem, exercendo, assim, um efeito tensor instantâneo”, explica o farmacêutico e cosmetólogo Maurício Pupo, diretor da Ipupo Consultoria em Desenvolvimento Cosmético. “Há hidratantes com eficiência para atrair água e promover um estiramento da pele”, acrescenta Denise Steiner, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora em dermatologia pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Há vários elementos usados para este fim. Alguns, como o tensine e raffermine, atuam em sinergia. O tensine é obtido a partir de frações especiais de proteínas do trigo e o raffermine é extraído da soja. “Enquanto o primeiro deposita sobre a pele uma grande quantidade de proteínas tensoras, o segundo vai mais fundo e, além de também promover esse "efeito Cinderela" imediato, inibe a destruição do colágeno decorrente da idade, prevenindo e combatendo a flacidez”, diz Pupo. Outro ingrediente bastante empregado é o ácido hialurônico em concentrações de 5% a 10%, associado a outras moléculas, o que incrementa sua capacidade hidratante. Presente no organismo, ele preenche os espaços entre as células e, com o avanço da idade, diminui -daí a necessidade de ser reposto. “Tais moléculas atraem a água e ‘incham’ a pele, que fica com aspecto mais esticado”, diz Denise. Há ainda outros componentes, como densiskim, ácido lático, ácido glicólico, vitamina E, niacinamida e pantenol, para citar apenas alguns.

O “lifting” caseiro tem vida útil de entre duas e quatro horas, ou seja, é um artifício perfeito para quando se quer parecer mais jovem em um compromisso, uma festa, um encontro importante... “Não há danos colaterais mas, se a pessoa estiver muito cansada ou desidratada, o resultado pode não ser tão intenso”, observa Denise Steiner.


Aplicando certo, dura mais
Algumas dicas sobre o emprego do cosmético aumentam a eficácia e a duração dessa "plástica a jato sem bisturi". Primeira regra: passar o produto diretamente sobre a pele perfeitamente limpa (sem oleosidade e sem filtro solar) e seca. Aplique o produto um pouco antes do seu compromisso (não adianta se embonecar toda às 18 horas, se o compromisso começa só às 20). Calcule direitinho o horário para não sofrer no fim da noite como Cinderela. Por fim, quanto mais espessa a camada que você aplicar, maior será o efeito tensor. “Dessa forma, cada pessoa pode controlar o grau do lifting que deseja obter”, salienta Maurício Pupo. Maquiagem, filtro solar e qualquer outro item devem ser passados por cima e somente de 10 a 15 minutos depois de aplicado o produto tensor para garantir que o cosmético tenha sido completamente absorvido.

Boa notícia: além de exibir uma pele mais rejuvenescida imediatamente, se o cosmético tiver raffermine na fórmula, os benefícios se prolongarão. “Por atuar na proteção do colágeno dérmico, quanto mais tempo usar o produto, melhores serão os resultados e a atenuação de rugas e marcas a médio e longo prazos”, destaca Pupo. Ele recomenda ler sempre com atenção os dizeres do rótulo –inclusive modo de aplicação–, pois cada um pode conter particularidades que vão reforçar os resultados.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cosméticos com efeito tensor prometem "lifting" temporário; saiba como eles funcionam - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Universa