Topo

Médicos divergem sobre o efeito 'gata' em famosas, causado pelo botox

Algumas das celebridades que tiveram suas feições mudadas, aparentemente depois de intervenções estéticas: Carla Bruni, Cameron Diaz, Madonna e Kylie Minogue Imagem: Getty Images

Maria Eugênia Tomazini

Do UOL, em São Paulo

15/02/2012 07h00

O que a cantora australiana Kylie Minogue e a atriz Cameron Diaz têm em comum? Além da carreira de sucesso, gordas contas bancárias, elas lideram uma nova tendência em Hollywood – a turma das “gatas”. Um grupo de mulheres que, devido às mais diversas intervenções estéticas, ganharam feições felinas: sobrancelhas levantadas, bochechas redondinhas com o formato que lembra ao de uma maçã, testa lisa e os famosos olhos puxados.

Quando os procedimentos estéticos foram feitos, certamente as semelhanças com os felinos não estava entre as contra-indicações. Segundo o médico Ronaldo Golcman, um dos chefes da equipe de cirurgia plástica do hospital Albert Einstein, estas características são consequências da constante busca pela juventude eterna. “O rosto do jovem é angular e liso. Com o passar do tempo, aumenta a gordura e o rosto fica mais grosso”, explica. Mas engana-se quem demoniza o uso do botox, e o próprio médico é enfático sobre o tema. “Ele é ótimo. Ajuda a atenuar as linhas de expressão prolongando a beleza dos jovens”, garante, mas faz ressalvas. “Ele é uma arma que tem de ser usada a seu favor, e não para paralisar as feições do rosto.”

Os olhos e a testa costumam ser as áreas mais afetadas pelo excessivo uso de botox. Isso porque o produto paralisa temporariamente o músculo do local onde houve aplicação, e a parte livre do botox tende a se contrair mais livremente.

Carla Bruni: franja providencial e cara de gato acentuada

O médico cita como exemplo a cantora/primeira-dama francesa, Carla Bruni. “Ela sempre teve os olhos puxados, porém o efeito da sobrancelha levantada e a testa lisa (característicos do uso do botox) são visíveis”, diz. Conhecedora da imprensa de entretenimento e sabendo como os tabloides são cruéis quando o assunto é idade, a senhora Sarkozy disfarça bem os efeitos do tempo e há anos esconde-os atrás de uma franja bem marcada. 

Conhecida do Oiapoque ao Chuí como a maior “botoqueira” do país, a médica Ligia Kogos fez as aplicações na musa francesa quando ela esteve no Brasil,  e discorda do médico do Einstein. “Eu garanto que ela já tinha bochechas bem grandes. A carinha de gato sempre foi seu traço marcante, olhos enviesados e oblíquos. Seja o que tiver feito atualmente, foi feito com habilidade e perícia preservando fielmente seus traços naturais”, defende a médica. Entre outros recordes, sua clínica detém o título de segunda maior aplicadora de botox do mundo, ficando atrás, apenas, de uma clínica nos Estados Unidos. Mas Ligia Kogos logo explica a posição de vice. “A clínica americana tem duas filiais. Se tivesse apenas uma, nós seríamos superiores no número de aplicações.”

Cameron Diaz: faltam as covinhas ou sobram bochechas caídas?

Em uma recente aparição no desfile da Chanel, em Paris, Cameron Diaz estampou tabloides do mundo todo por conta da falta de expressão em seu rosto. O médico tem uma opinião formada sobre a "gata" Diaz. “Comparando a foto antiga com a mais recente, percebe-se na imagem atual que a covinha de seu rosto sumiu. Devido ao constante uso de botox, ela não consegue mais sorrir”, diz. Para a dermatologista, porém, o problema da moça é a falta de botox. “O rosto dela está cheio de marcas e ela está precisando de aplicações – dá para ver as rugas nos cantos dos olhos”, diz. As bochechas arredondadas e caídas, segundo a médica, são efeito da ptose malar – declínio das bochechas em consequência do envelhecimento  - e não da aplicação de preenchimento. 

Madonna, o consenso

Por mais diversas que sejam as opiniões dos médicos, ambos concordam sobre o efeito gatinho do botox e sobre suas consequências. "No caso da Madonna, é nítido que ela tenha usado botox e que seus olhos estão ficando puxados. Mas isto não quer dizer que ela não esteja melhor agora do que no passado. Nem sempre o efeito gata é ruim”, garante a médica. Golcman acredita que em todos os casos apresentados pela reportagem, a ideia para recompor a jovialidade foi correta, o problema foi outro. “A enorme quantidade de botox e o pequeno intervalo entre as aplicações provocou certas imperfeições.”

 

Kylie Minogue, a coelhinha

Outra unanimidade entre os médicos foi o caso da cantora australiana radicada na Inglaterra, Kylie Minogue. “Ela ficou com o rosto deformado. Este exagero é desnecessário. A raíz do nariz perdeu a definição”, diz o médico do Einstein. Ligia Kogos aponta outro problema como consequência de procedimentos estéticos: o sinal do coelhinho. “Essa ruga na parte superior do nariz, que só é percebida quando a pessoa sorri”, explica, e logo sugere a correção: “nada que uma gotinha de botox não conserte”. 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Médicos divergem sobre o efeito 'gata' em famosas, causado pelo botox - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Beleza