Topo

Prenda, se for capaz: sandálias no tornozelo estarão em alta, mas não são para qualquer uma

CAROLINA VASONE

Editora de Moda, Beleza e Casamento do UOL

13/10/2011 22h04

Em Paris, Nova York, Londres e Milão, as pisadas das modelos nas passarelas tiveram algo em comum: o tornozelo em evidência.

Parte do corpo nem sempre valorizada, se comparado a coxas, braços, cintura ou quadris, o tornozelo agora ganha destaque nas tiras e fivelas de sandálias. A boa notícia é que o modelo mais repetido pelas marcas internacionais é perfeito para o calor brasileiro. A má notícia é que nem todas as brasileiras vão ficar bem com ele.

Veja também

Na versão mais "fashion" de todas, os pés aparecem bastante, com apenas uma tira que passa por cima dos dedos e outra que prende o tornozelo na parte de cima, quase na fronteira da canela. E é neste ponto que reside o problema para quem tem pernas grossas. Ou seja, a maioria de nós, mulheres "made in Brazil".

O motivo é simples e dolorosamente cruel: quando as pernas (coxas + panturrilhas) são grossas, quanto mais cavado o sapato, mais se tem a sensação de "alongamento" das pernas, de que elas são mais compridas. E no caso contrário, quando há uma faixa no tornozelo, ela causa a impressão de "corte" da silhueta, e portanto de "encurtamento" da perna. Aí, a impressão é que a pessoa é mais baixa, as pernas mais grossas e a sensação não parece outra senão a de ter enormes patas de...elefanta.

Para as donas de pernas grossas porém torneadas, bem desenhadas, há uma esperança: às vezes marcar o tornozelo não condena a silhueta. Principalmente, se a tira estiver posicionada mais para baixo, perto do ossinho e deixando à mostra a curva do tornozelo. Em todos os casos, é uma questão de olhar no espelho e fazer uma análise realista: às vezes, também, a gente acha que tem pernas mais grossas do que realmente tem, que é mais gorda e feia do que realmente é, enfim. Para as possuidoras de pernas inquestionavelmente finas, o negócio é abusar deste "hit" do verão 2012 norte-americano e europeu, que além de dar uma ilusão de pernocas mais avantajadas, flerta um pouco com o fetichismo, remetendo à ideia de tornozelos "algemados". Ui (como escreveria e diria Regina Guerreiro)!

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Prenda, se for capaz: sandálias no tornozelo estarão em alta, mas não são para qualquer uma - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Moda