Topo

Você se deixa influenciar pela opinião dos outros no seu relacionamento?

RENATA RODE<BR> Colaboração para o UOL

12/11/2010 14h55

Que atire a primeira pedra quem não conhece ou ouviu falar de pelo menos um namoro ou casamento que acabou porque alguém de fora deu palpite. Os motivos que levam um dos parceiros a aceitar a “colher” alheia são vários. Para a psicóloga Esmeralda Sarracini, quem se deixa influenciar demais pelos outros, em sua relação, é porque não está com o ego estruturado. “Essa pessoa ainda não sabe lidar com as situações que se apresentam na vida amorosa porque tem pouquíssimo autoconhecimento. Uma sugestão é se perguntar: ‘Quem eu sou, o que quero e como me coloco no mundo?’.” Faça o teste abaixo e descubra se você está dando muito valor à opinião dos outros.

 

Aconteceu com R.S., representante de vendas, 34 anos. “Ela era tão minha amiga que eu contava tudo. Cheguei num ponto em que ela sabia mais da minha vida do que eu. Quando estávamos em crise, ela me dizia que ele não prestava, que eu merecia algo melhor. Depois da separação, mudei de cidade para recomeçar a vida e, dois anos depois, soube que ela estava saindo com meu ex”, desabafa. Pois é, além dos problemas citados acima, ainda existe o risco de levar a pior quando inserimos em nossas vidas pessoas de fora em busca de aprovação social sobre o relacionamento.

Há ainda outro risco: a atitude de se deixar influenciar demais também pode representar uma das facetas da sabotagem no amor. Nesse caso, a ação de sabotar ocorre porque a pessoa não acredita em si nem no outro, afirma a terapeuta Samira Moura. Ou não está pronta para viver de verdade um relacionamento a dois.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você se deixa influenciar pela opinião dos outros no seu relacionamento? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Universa