Topo

Dona de restaurante dá dicas de utensílios para bancar o chef na cozinha de casa

Avental de cozinha é um dos itens da lista do que comprar para brincar de chef Imagem: Divulgação

CHRIS CAMPOS<br><br/> Colaboração para o UOL

18/09/2007 18h24

Cozinha de quem gosta de brincar de chef nos próprios domínios precisa ser bem equipada. Nada que implique em investir milhares de reais em um fogão industrial ou ter uma coleção de itens de grifes badaladas. Mas um ou outro luxo é preciso, sim, para encarar receitas que pedem as "ferramentas" necessárias para serem bem executadas.

A chef de cozinha Andrea Kaufmann é dessas moças que cozinham bem, conhecem a importância de estar preparada para enfrentar o fogão. Mas sem exageros. Em sua AK Delicatessen, instalada charmosamente no bairro de Higienópolis, em São Paulo, são preparados pratos judaicos. Nada muito tradicional. Andrea adora inventar moda. E adaptar receitas é sua maior diversão na cozinha. Por isso mesmo foi ela a eleita para dar as dicas sobre o que é preciso ter em uma cozinha para não passar aperto na hora de preparar as delícias.

"Acredito acima de tudo em uma cozinha prática", ensina Andrea. Por isso, em cozinha de gente que curte uma aventura entre panelas, não pode faltar, segundo ela, uma batedeira decente e um bom processador de alimentos. Uma panela da marca Le Creuset também é um bom investimento, do tipo que dura a vida inteira. Entre as miudezas que fazem a diferença, ela destaca a importância de um "fouet" sempre à mão (se você ainda não sabe o que é isso, veja no álbum de fotos que acompanha esta reportagem). E também não dispensa o auxílio de um bom termômetro: "para checar a temperatura de assados e molhos, e não colocar tudo a perder no meio da receita".

Na categoria dos básicos, ela destaca ainda a importância de trocar a velha tábua de carne feita de madeira pela versão de plástico. A explicação é simples e convincente: os resíduos acumulados nos veios da madeira tendem a se sedimentar e ficar por ali para todo sempre, foco de bactérias na certa. Não adianta dizer que você lava direitinho. "Em cozinha profissional, tábua de madeira é terminantemente proibida", enfatiza Andrea. Nesta linha da cozinha bem equipada e limpinha, a chef recomenda ainda investir em um avental de corpo inteiro, um par de chinelinhos de cozinheiro (os crocs, em alta conta no momento) e uma faixa ou touca para segurar as madeixas durante o preparo dos pratos.

Quando o assunto entra no território das facas, Andrea segue na linha prática: "uma faca de oito polegadas e uma faca de pão são mais do que suficientes para não passar apuros na sua cozinha". No álbum de fotos, você vê a lista completa dos itens para ter uma cozinha de chef no seu lar-doce-lar.

Serviço:
AK Delicatessen
Rua Mato Grosso, 450, Higienópolis, São Paulo
Tel: 0/XX/11 3231-4497

Suxxar
www.suxxar.com.br

Tok & Stok
www.tokstok.com.br


Chris Campos é jornalista e editora do site Casa da Chris

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dona de restaurante dá dicas de utensílios para bancar o chef na cozinha de casa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Universa