Tamanho XXXP lançado por loja dos EUA causa debate sobre magreza excessiva
O debate sobre os tamanhos das roupas femininas voltou a fazer barulho nos Estados Unidos, com a decisão da popular rede J. Crew de colocar à venda o XXXP --000, nas medidas norte-americanas. Defensora da magreza extrema, resposta às necessidades das clientes ou uma tentativa de fazer acreditar que as mulheres usam um tamanho menor do que o real? As opiniões são muitas.
De acordo com a marca, o novo tamanho responde simplesmente à demanda de suas clientes asiáticas, que precisam de modelos menores dos que normalmente são oferecidos pela empresa. De fato, a nova medida deve ser oferecida apenas na loja on-line e na Ásia, afirma a marca, que lembra que também vende tamanhos grandes e para pessoas altas.
O XXXP é pensado para mulheres com cintura de 58,4 centímetros, menor que a média das norte-americanas, que é de 86,3 centímetros, conforme explica o jornal "Daily News". Para os críticos, trata-se de uma medida extremamente pequena, própria de uma menina.
"Vivemos em um país que promove a anorexia, em que as mulheres têm vergonha dos seus corpos", afirmava esta semana um cliente da rede ao "Daily News".
Outro lado
Para outros, no entanto, a decisão permitirá às mulheres menores comprarem roupas desenhadas para pessoas de sua idade e evitarão a seção infantil. Segundo o "Daily News", o XXXP é o tamanho apropriado para celebridades conhecidas por sua magreza, como a cantora Victoria Beckham ou a atriz Keira Knightley.
Para outros, no entanto, a decisão permitirá às mulheres menores comprarem roupas desenhadas para pessoas de sua idade e evitarão a seção infantil. Segundo o "Daily News", o XXXP é o tamanho apropriado para celebridades conhecidas por sua magreza, como a cantora Victoria Beckham ou a atriz Keira Knightley.
As maiores críticas, no entanto, chegam pelo chamado "vanity sizing", algo como "dimensionamento da vaidade", duramente desaprovado por populares sites de moda, como Racked National e Capitol Hill Style. Segundo esses meios especializados, cada vez mais marcas de roupa nos Estados Unidos buscam atrair seus clientes diminuindo o tamanho das roupas e fazendo com que sirvam para as clientes, a priori, tamanhos menores dos que deveriam utilizar.
"O 'vanity sizing' da J. Crew alcançou um novo nível de loucura", opinou Racked, sobre o novo XXXP. Segundo especialistas do setor, nos últimos anos, as empresas deixaram de usar os padrões habituais até agora e aumentaram progressivamente o leque de tamanhos de suas roupas.
"Os tamanhos foram crescendo de 1,27 cm em 1,27 cm para que as mulheres pudessem usar peças menores e se sentissem bem", explica a revista "Newsweek" Jim Lovejoy, diretor da pesquisa SizeUSA.