Supermercado britânico é acusado de sexismo por diferença de preço em cartão para Dia dos Namorados
Uma rede de supermercados britânica foi acusada de sexismo após a revelação de que estava vendendo cartões destinados a maridos por um preço mais alto do que os endereçados às esposas.
O cartão do Dia de São Valentim (santo padroeiro dos apaixonados e comemorado na próxima quarta-feira, 14) com os dizeres "for my wife" ("para a minha esposa", em tradução livre) custava 2 libras (cerca de 9,10 reais).
Já o preço era ligeiramente maior, 2,50 libras (R$ 11,40) para o cartão com os dizeres "for my husband" ("para o meu marido", em tradução livre).
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A reportagem da BBC viu os cartões à venda na cidade de Stoke-on-Trent, mas clientes afirmaram tê-los encontrado por toda a região central da Inglaterra.
A Sainsbury's, rede de supermercados envolvida na polêmica, se desculpou pelo ocorrido e prometeu vender os cartões pelo mesmo preço - 2 libras. O novo preço já está em vigor desde a última quinta-feira.
Consumidoras ouvidas pela BBC acusaram o estabelecimento de sexismo. Elas afirmaram ter ficado "chocadas" e disseram que a diferença de preço "não era justa".
Para uma delas, as mulheres estavam sendo "roubadas".
Panos Sousounis, professor de economia e finanças na Universidade de Keele, no Reino Unido, sugere que a diferença de preço poderia estar ligada a suposições sobre os hábitos de compra das mulheres.
"Os varejistas acreditam que as mulheres estão mais dispostas a gastar dinheiro com um cartão para o Dia dos Namorados", diz ele.
"Então, eles colocam o preço mais alto", acrescenta.