Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

Cabelo e academia: como aliar os cuidados do corpo com os fios

01/08/2019 11h10

Preocupadas em manter a saúde e a boa forma em dia, muitas mulheres acabam deixando os cuidados com os fios em segundo plano quando vão para a academia, o que é um erro, já que, para cuidar de algo, não é preciso abrir mão de nada, certo? Além disso, a combinação de cuidados com o cabelo e a academia pode ser perfeita para quem não abre mão da praticidade.

No entanto, é importante lembrar que, apesar de algumas dicas serem válidas para todos os tipos de cabelo, existem outras que são específicas para cada curvatura. Enquanto cabelos lisos tendem a ficar mais oleosos, o cacheado, mesmo com o suor, não exige tantas lavagens, por exemplo.

Por isso, se você faz parte do universo fitness, confira abaixo quais são os hábitos capilares que você não deve ignorar.

Quais cuidados todo tipo de cabelo precisa?

Algumas dicas e novos hábitos vão ajudar - e muito - a manter a saúde das madeixas lisas, onduladas, cacheadas e crespas.

salon-cabelo1academia -  -

  • Invista nos penteados

Além de deixar o visual mais estiloso, os penteados facilitam a prática de exercícios, já que os fios ficam estáticos, evitando que as madeixas se tornem um incômodo durante o treino.

Prender o cabelo também é uma ótima maneira de manter os fios longe do suor da nuca, das costas e dos braços - neste caso, lembre-se de usar um elástico forrado com tecido para evitar quebra. Opções de penteados para academia para fios de todas as curvaturas é o que não faltam, então, nada de deixar de incluir esse hábito os dias de treino, ok?

  • Faça uma umectação

Se você é do tipo que vive na correria, apostar na umectação enquanto treina é aposta certa para hidratar os fios de forma rápida e prática. Isso porque o tratamento pode ser feito quando o cabelo está sujo.

Lembrando que a umectação é responsável por devolver a oleosidade e repor os lipídios da fibra capilar, ideal se você estiver sofrendo com o ressecamento excessivo, frizz, pontas duplas e elasticidade.

  • Prepare o cabelo para a academia

Não é só durante e depois do treino que você deve cuidar dos fios: é preciso incluir alguns cuidados antes de ir para academia. A dica para evitar os danos do suor e garantir que os fios estejam protegidos é aplicar um leave-in.

Além de hidratar, nutrir e evitar o frizz - que sempre acaba surgindo depois de exercícios mais pesados -, esse finalizador também ajuda a dar um fim nas pontas duplas. Experimente colocar um pouco do creme num borrifador junto com água e borrifar sempre que sentir necessidade.

  • Invista nas hidratações semanais

Hidratar o cabelo é fundamental até para quem não sai de casa, mas esse tratamento se faz ainda mais necessário para quem frequenta a academia, uma vez que os fios acabam ficando desidratados devido ao contato com o suor e também por estarem sempre presos.

Por isso, a recomendação é escolher uma máscara de hidratação específica para seu tipo de cabelo e aplicá-la nos fios pelo menos uma vez por semana.

Cacheados e crespos precisam de cuidados específicos?

Sim! Ao contrário dos lisos e ondulados, fios com curvatura acentuada precisam de atenção e alguns cuidados extras.

salon-cabelo2academia -  -

  • Escolha o melhor dia para lavar os fios

Cacheadas e crespas costumam traçar estratégias para encontrar o melhor dia para lavar as madeixas, já que este tipo de curvatura é naturalmente mais ressecado devido ao formato espiralado da fibra capilar, que impede a chegada da oleosidade natural dos fios até as pontas.

Para as que fazem academia, essa tática é muito necessária. Uma boa forma de decidir é levar em consideração o quanto você sua, o tipo de exercício físico que você faz e de quantas vezes você na semana você malha. O ideal é não lavar todos os dias, mas pelo menos 2 vezes na semana. Uma boa saída é higienizar nos dias de treinos mais pesados.

  • Inclua o co-wash na rotina

Queridinha das cacheadas e crespas, a técnica de co-wash é aquela que substitui o shampoo por um condicionador na hora da lavagem.

Mas, não basta usar qualquer condicionador, ok? O produto usado é específico para a técnica. Ele é ideal para limpar os fios sem ressecá-los e para diminuir a necessidade frequente de hidratação, já que ele ajuda a manter a oleosidade natural dos fios cacheados e crespos.

Saiba a hora certa de finalizar os fios

Se você é cacheada ou crespa e chega em casa à noite depois da academia e corre para lavar o cabelo e dormir com os fios limpos, a dica é não finalizar.

Deixar para fazer a sua finalização preferida ao acordar vai garantir que os fios estejam completamente secos, além de evitar que os cachos se desmanchem durante a noite.

Como cuidar dos lisos, alisados e ondulados?

É fácil. Assim como os crespos e os cacheados, os fios naturalmente alinhados ou com química alisante também precisam de alguns hábitos específicos.

salon-cabelo3academia -  -

  • Controle a oleosidade por meio de lavagens frequentes

A oleosidade na raiz é uma das principais características dos cabelos com curvatura mais reta e, após alguns exercícios, o aspecto sujo tende a ficar ainda mais evidente. Por isso, se você é lisa e frequentadora assídua de academia ou não abre mão de se exercitar sempre que pode, não deixe de lavar os fios todos os dias ou alternar a lavagem dia sim, dia não.

Faça um revezamento entre o shampoo detox e outro que tenha ação purificante no couro cabeludo. Isso é importante para reequilibrar o pH da região que, com a oleosidade em excesso, acaba ficando alterado.

  • Use um shampoo a seco antes do exercício

Outra dica para evitar o aspecto oleoso do cabelo depois do treino é aplicar um shampoo a seco antes de ir para a academia. Esse produtinho ajuda a absorver a oleosidade e o suor dos fios, diminuindo, assim, a necessidade de lavar o cabelo todos os dias.

No entanto, é importante lembrar que, mesmo assim, as lavagens devem ser frequentes, porque só um shampoo normal é capaz de eliminar os resíduos do couro cabeludo e de revitalizar os fios.

Este conteúdo é de autoria de Salon Line e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.