Topo

Não foram os modernos: neandertal já desenhava nas cavernas há 64 mil anos

Estudo traz evidência de que os nossos primos extintos tinham o hábito de desenhar em cavernas Imagem: J. Zilhão

Do UOL, em São Paulo

22/02/2018 17h00

Um estudo da revista científica "Science", divulgado nesta quinta (22), revelou que a arte de caverna mais antiga da Europa é ao menos 20 mil anos mais velha do que os homens modernos e, portanto, deve ter origem Neandertal.

"Esta é uma descoberta incrivelmente emocionante que sugere que os neandertais eram muito mais sofisticados do que se acredita popularmente", disse o autor principal, Chris Standish, arqueólogo da Universidade de Southampton. "Nossos resultados mostram que as pinturas que datamos são, de longe, as mais antigas artes das cavernas conhecidas do mundo".

Veja também

A partir da análise de amostras de três cavernas espanholas (La Pasiega, Maltravieso e Ardales), os pesquisadores identificaram várias artes rupestres criadas pelas mãos de Neandertais, com data de até 64 mil anos.

Esta é a primeira evidência clara de que os nossos primos extintos tinham o hábito de desenhar em cavernas, o que, até então, era atribuído aos homens modernos. 

Duas das quatro amostras de conchas marinhas tingidas e decoradas tinham cerca de 115 mil anos Imagem: J. Zilhão

Em um estudo relacionado publicado na revista "Science  Advances", conchas marinhas tingidas e decoradas encontradas em cavernas espanholas --anteriores ao aparecimento do homo sapiens na região-- também sugerem que os Neandertais possuíam sistemas de comunicação simbólicos e complexos.

Nas cavernas da Espanha, foram encontrados desenhos do que parecem ser animais, sinais lineares, sinais claviformes e pontos nas cores vermelha e preta, bem como manchas que parecer ser as marcas de mãos com tintura. Os cientistas consideram que as marcas são claramente "um tipo de arte claramente intencional". 

A idade mínima das artes rupestres é de aproximadamente 64.800 anos Imagem: J. Zilhão

Para precisar a data dos desenhos, os pesquisadores recorreram a uma técnica que envolve a análise de carbonatos acima e abaixo da superfície dos desenhos. A idade mínima das três coleções, de acordo com o estudo, é de aproximadamente 64.800 anos. Época em que os Neandertais eram a única espécie de hominídeos na Europa.

Acredita-se que os seres humanos modernos tenham chegado à Europa muito mais tarde, entre 45.000 e 40.000 anos atrás.

Pesquisadores analisaram os carbonatos acima e abaixo da superfície dos desenhos para conseguir mensurar a data das artes Imagem: J. Zilhão
Em uma das cavernas, as pinturas tinham diferença de datas de até 25.000 anos, o que sugere que a criação de arte não era um estímulo único, mas uma longa tradição.

No estudo da "Science Advances", envolvendo uma caverna espanhola diferente, Hoffman descreveu conchas marinhas perfumadas e coloridas, que estão associados ao surgimento do materialismo simbólico. Em Cueva de los Aviones, na Espanha, duas das quatro amostras analisadas tinham cerca de 115 mil anos --novamente, muito antes da presença dos humanos modernos na região.

Os autores dizem que essas descobertas --tanto da arte das cavernas como dos artefatos decorados-- não deixam "nenhuma dúvida de que os Neandertais compartilharam o pensamento simbólico com os primeiros humanos modernos". Portanto, eles propõem que a capacidade de simbolismo tenha sido herdada do antepassado comum e não desenvolvida pelos humanos modernos quando apareceram na Europa.

"O surgimento da cultura material simbólica representa um limiar fundamental na evolução da humanidade", disse o coautor principal Dirk Hoffmann, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva. "É um dos principais pilares do que nos torna humanos." (*Com informações da AFP)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Não foram os modernos: neandertal já desenhava nas cavernas há 64 mil anos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt