Topo

Não é tão simples: estudo acha 287 genes que causam calvície

Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/03/2017 17h39

Os cientistas buscam há algum tempo fatores hereditários para a calvície, investigando a associação entre o problema e o código genético do indivíduo. Um recente estudo lança luz sobre quais seriam os genes que levam à perda de cabelo. A notícia, contudo, não é muito animadora para quem busca reverter a condição. De acordo com os pesquisadores, são ao menos 287 genes.

No estudo publicado na revista científica PLOS, pesquisadores da Universidade de Edimburgo analisaram o DNA de mais de 52 mil homens entre 40 e 60 anos. O objetivo era chegar a parâmetros que permitam prever a calvície. Diversos genes foram identificados como causadores da queda de cabelo.

Veja também

Mas isso não quer dizer que possuir apenas alguns deles já signifique uma sentença de um futuro careca. Isso porque o efeito de um único gene em uma característica complexa do corpo como a perda de cabelos é muito pequena. Por isso, o estudo feito com muitos participantes permite rastrear com maior precisão a participação de cada gene em um conjunto de fatores que determinam a calvície.

Dos homens que participaram do estudo, 16.700 não tinham sofrido queda de cabelo. Outros 12 mil tiveram perda leve. Já 14 mil tiveram perda moderada e 9.800, calvície severa.

Os pesquisadores relacionaram o padrão genético de cada indivíduo com a tendência à calvície. Aqueles que possuíam uma quantidade menor que a média dos 287 genes associados com o problema tinham probabilidade menor de ficarem calvos --apenas 14% desse grupo eram calvos, e 39% não havia perdido cabelo. Já dentre os que possuíam maior quantidade dos 287 genes, 58% tinha calvície de moderada a severa.

Ainda não existe nenhuma técnica, como um exame de sangue, por exemplo, que permita determinar se alguém vai perder os cabelos. 

Quer saber se vai ser calvo? Olhe para a sua mãe

O resultado do estudo contou com mais surpresas, além dos 287 genes identificados com a queda das madeixas. Você quer saber se vai ficar careca? Então para de olhar para a cabeça do seu pai e se preocupe com o genoma da sua mãe.

A influência da mãe na determinação da calvície deve-se ao fato de 40 genes identificados como ligados à queda de cabelos estarem no cromossomo X, que os homens herdam das mulheres que os trazem ao mundo.

A explicação da influência de genes do cromossomo X na perda capilar está na regulação hormonal promovida pelos hormônios sexuais. O fato de as proteínas da estrutura do cabelo interagirem com hormônios sexuais faz com que o cromossomo X, que determina a formação dos testículos nos homens e dos ovários nas mulheres, ter participação no futuro dos cabelos. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Não é tão simples: estudo acha 287 genes que causam calvície - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt