Topo

Clique Ciência: uma fruta madura acelera o amadurecimento das verdes?

Imagem: iStock

Aretha Yarak

Colaboração para o UOL

24/01/2017 04h00

Comer frutas diariamente é fundamental para manter a saúde em dia: são fontes ricas em vitaminas e sais minerais. Quem faz compras semanais na feira sabe como é difícil escolher as frutas que vão amadurecer no tempo certo do nosso cardápio.

Para evitar desperdícios, nada mais comum do que comprar frutas verdes para chegarem ao ponto durante a semana. Depois, é só apostar em um velho truque da vovó: misturar as verdes com as maduras. Mas isso funciona mesmo?

Veja também

De acordo com Murilo Freire, pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), funciona. Isso porque as frutas, quando chegam à fase de maturidade fisiológica, começam a produzir um gás que ajuda no seu amadurecimento: o etileno.

É essa substância, que, entre outras coisas, leva ao rompimento das fibras, o que deixa o fruto mais macio, e à hidrólise do amido – a quebra dessa molécula resulta no sabor adocicado do alimento.

No entanto, não são todas as frutas que produzem essa substância, apenas as frutas climatéricas, que continuam a se desenvolver, mesmo que sejam colhidas ainda verdes, até ficarem maduras, “passarem do ponto” e apodrecerem. Por isso, por exemplo, que é possível comprar uma banana verde e esperar que ela fique amarela e docinha.

Alguns exemplos desse grupo: caqui, banana, mamão, ameixa, nectarina, kiwi, pera, pêssego, maçã, abacate, melão e manga.

O outro grupo, chamado de não-climatéricos, não tem essa capacidade de continuar seu amadurecimento fora do pé. Se forem colhidas verdes, elas permanecem assim até estragar. É o caso, por exemplo do morango, limão, laranja, figo, uva, cereja, melancia, abacaxi e coco.

Imagem: Daniel Kfouri/Folhapress

Ambiente fechado para amadurecer

De acordo com Freire, este amadurecimento “forçado” é mais eficaz em ambiente fechado.

Ou seja, não basta colocar tudo junto em uma fruteira em cima da mesa, é preciso embalar em um saco de papel ou até mesmo embrulhar com jornal. “Assim, o gás liberado com mais intensidade pela fruta madura fica concentrado no local e ajuda a amadurecer as verdes”, comenta.

Uma dica importante: na hora de embalar os alimentos, escolha produtos que não dificultem a respiração do vegetal, como o plástico. O papel é uma boa opção.

Entendeu agora por que é possível acelerar o amadurecimento de algumas frutas com uma ajudinha extra? E se for um dia quente de verão, esse processo ocorre ainda mais rápido.

Segundo a agrônoma Lucia Salles França Pinto, o truque pode reduzir em até três dias o tempo de maturação do vegetal. E ele também é válido se você embrulhar apenas as verdes – e comer a madura!

“Colocar uma fruta madura junto com as demais também faz com que ela apodreça mais rápido”, comenta Lucia.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Clique Ciência: uma fruta madura acelera o amadurecimento das verdes? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt