Topo

Descoberta do gene do medo permite impedir criação de memórias ruins

Do UOL, em São Paulo

06/06/2013 19h17

Um gene que regula o medo em humanos e animais pode ser a chave para drogas que impeçam a criação de memórias ruins, indica estudo publicado na revista Science Translational Medicine. O remédio poderá ser usado em pacientes com transtorno de estresse pós-traumático (PTSD).

O gene OPRL1 expressa o receptor para uma molécula chamada nociceptina, ao desativar este receptor preveniu-se o desenvolvimento de sintomas de PTSD em ratos. A ideia é aplicar a droga logo após a exposição ao trauma, como em combatentes militares ou pessoas que passaram por um acidente de carro. Pessoas que tem PTSD continuam a ter altos níveis de ansiedade e medo meses e até anos após o evento traumático. A ideia é que a pessoa passe pela sensação de medo no momento do fato, mas que ela não fique gravada como se ainda existisse no presente, trazendo forte reação nas pessoas.

Veja também

Raul Andero Gali e seus colegas expuseram ratos a situações estressantes, e depois testaram seus níveis de medo. Os pesquisadores descobriram que o gene OPRL1 foi desregulado em uma região do cérebro chamada amígdala, onde o receptor nociceptina é muito expressado.

Eles também descobriram que indivíduos traumatizados não militares, como vítimas de abuso na infância, carregam versões alteradas do gene OPRL1 e têm dificuldade em distinguir entre ambientes seguros e ambientes perigosos (um sintoma central do PSTD). Juntos, os resultados sugerem que OPRL1 regula a resposta de medo em humanos e animais.

Além disso, os pesquisadores descobriram uma nova droga que tem como alvo o gene OPRL1. Quando injetado diretamente na amígdala de ratos logo após a exposição ao trauma, a droga prejudicada a formação de memórias do medo nos animais. Mais pesquisas são necessárias para confirmar estes resultados e continuar a explorar como a memória do medo é criado.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Descoberta do gene do medo permite impedir criação de memórias ruins - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt