Topo

Dieta de misses deve dar energia e manter curvas

Por Cristina Almeida

Para o UOL Ciência e Saúde

08/05/2010 07h00

Quem conhece de perto o mundo das misses e modelos sabe que ter qualidades como elegância, fascínio e feminilidade não são suficientes. Para ser campeã nessa categoria, é preciso cultivar uma relação saudável e consciente consigo mesma e com a mesa. Na opinião dos especialistas, o segredo é combinar gosto pessoal e balança para ficar longe da anorexia e da bulimia.

Há 20 anos médico oficial do concurso Miss Itália, e especialista em Medicina do Esporte e Ciência da Alimentação, Ivo Pulcini conta que na fase final da disputa italiana, as jovens candidatas são avaliadas e orientadas sobre a melhor forma de aprimorar seus dotes naturais. Recebem ainda lições precisas sobre a importância de seguir uma dieta equilibrada, especialmente formulada para elas. “Esses cuidados não visam apenas garantir a exibição de formas perfeitas, sob a luz dos holofotes. Mais do que isso, buscam assegurar uma capacidade de resposta ao grande desempenho psico-físico exigido delas na reta final do concurso”, explica.

Veja também

O missólogo gaúcho, Evandro Hazzy, coordenador do Miss Rio Grande do Sul, concorda. “Com esses recursos, a candidata é estimulada a aprender quais são os alimentos certos para ela. O objetivo é alcançar uma aparência harmônica, sem perder de vista a saúde psicológica. Se uma candidata não for capaz disso, dificilmente suportará os desafios ao longo do percurso”.

Deus e o diabo na terra da cozinha
Camila Brant, mineira que se prepara há três anos para participar do Miss Minas Gerais, fala que desde os 15 anos é modelo e, nessa condição, sua silhueta tinha que ser mais esguia. Para concorrer num concurso de beleza, porém, o perfil físico exige curvas e, assim, teve que mudar seus hábitos alimentares.

“Fui encaminhada pelo organizador do concurso a uma nutricionista e um médico que observaram meu biotipo e dieta diária. Nunca fui de comer muito, e estranhei um pouco o novo cardápio: alimentação a cada três horas, muita gelatina, café da manhã farto, leite e seus derivados, muita verdura, legumes e carne branca”, relata. “As únicas restrições foram os doces, permitidos somente uma vez por semana, bem como os carboidratos, proibidos após as 18h00”, completa.

Pulcini conta que uma das dúvidas mais comuns entre as concorrentes é saber quais são os alimentos que engordam mais, e os que melhor se adaptam aos seus estilos de vida. Chocolate, massas, pães, vinho, azeite, queijos, iogurte, manteiga são proibidos? “Respondo sempre que não é o consumo que faz mal, pois todos os alimentos são bons. O que prejudica é o abuso. Deus fez os alimentos, e o diabo, os chefs de cozinha”, brinca o médico italiano.

Outra dúvida comum é se as massas devem ser evitadas à noite, ou se a frutas são desaconselhadas fora das refeições. “Tudo isso é mito. O que essas moças precisam é da orientação de um nutrólogo, assim como um carro veloz deve ser guiado por um piloto experiente”, diz.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dieta de misses deve dar energia e manter curvas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt