Topo

Novo hominídeo é descoberto na África do Sul

Da Redação

08/04/2010 15h04

Cientistas anunciaram nesta quinta-feira (8) ter encontrado os ossos de uma nova espécie de hominídeo, que teria vivido há 2 milhões de anos. A descoberta foi feita por um garoto de nove anos chamado Matthew Berger, filho de um paleontologista, ao sair atrás do seu cão em um gramado na África do Sul. As informações são do jornal The New York Times.

O fóssil encontrado era de um garoto. No local, uma equipe do Instituto para Evolução Humana da Universidade de Witwatersrand, em Johannesburgo, encontrou um crânio muito bem preservado, além de esqueletos de três outros indivíduos. Crianças africanas vão participar de um concurso para batizar o menino cujo primeiro esqueleto foi encontrado.

Veja também

Estudo sobre a descoberta foi publicado nesta sexta-feira na revista "Science". Nele, o cientista Lee R. Berger, pai de Matthew, explica que os fósseis encontrados são uma mistura de anatomias primitivas e avançadas. A nova espécie de hominídeo foi chamada de Australopithecus sediba.

A espécie possuía pernas longas, com quadris parecidos aos do homem moderno, mas subia em árvores. O Australopithecus sediba também tinha dentes pequenos e uma face parecida com a dos Homo, mas pés e cérebro reduzido, características mais próximas dos Australopithecus.

Geólogos estimam que esses indivíduos viveram entre 1,78 e 1,95 milhões de anos, período em que Homo e Australopithecus foram contemporâneos.

Berger acredita que a nova espécie descendia do Australopithecus africanus e foi um ancestral do Homo erectus.


Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Novo hominídeo é descoberto na África do Sul - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt