Topo

Nave russa Soyuz MS-06 com três tripulantes volta do espaço

O astronauta Joe Acaba sai da cápsula da nave Soyuz MS-06 após aterrissagem em Dzhezkazgan, no Cazaquistão - Alexander Nemenov/AFP
O astronauta Joe Acaba sai da cápsula da nave Soyuz MS-06 após aterrissagem em Dzhezkazgan, no Cazaquistão Imagem: Alexander Nemenov/AFP

Em Moscou

28/02/2018 04h01

A nave tripulada russa Soyuz MS-06 aterrissou, nesta quarta-feira, com segurança, no Cazaquistão, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

A bordo da cápsula de descida retornaram à Terra, a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), o cosmonauta russo Aleksandr Misurkin e os astronautas americanos da NASA Mark Vande Hei e Joseph Acaba.

O Soyuz tocou terra às 8h38 (hora local), ao sudeste da cidade de Dzhezkazgan, no Cazaquistão, como estava programado.

"Os três tripulantes estão bem", comunicou o CCVE, após entrar em contato com as equipes de resgate.

Misurkin, Vande Hei e Acaba retornaram à Terra depois de cumprir uma missão de 168 dias no espaço.

Na plataforma orbital ficaram três tripulantes: o russo Anton Shkaplerov, o americano Scott Tingle e o japonês Norishige Kanai.

A EEI, um projeto de mais de US$ 150 bilhões no qual participam 16 nações, atualmente é integrada por 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de mais de 27 mil quilômetros por hora a uma distância de 400 quilômetros da Terra.

A órbita da plataforma é levantada periodicamente com ajuda dos propulsores de naves acopladas a ela, uma vez que perde diariamente entre 100 e 150 metros de altura devido à gravitação terrestre, atividade solar e outros fatores.