Topo

Cientistas isolam o coronavírus em morcegos na Arábia Saudita

22/08/2013 16h55

Uma equipe de pesquisadores do Ministério da Saúde da Arábia Saudita, em parceria com a Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, conseguiu isolar o coronavírus em uma amostra extraída de morcegos, informou nesta quinta-feira (22) a agência oficial de notícias SPA.

O exame foi feito a partir de amostras de 96 morcegos vivos, que representam sete espécies diferentes, e de 732 restos desses mamíferos voadores em regiões da Arábia Saudita em que foram detectados casos de contágio.

Veja também

Uma das amostras de um morcego vivo, que se alimenta de insetos, assinalou a existência de uma composição genética idêntica em 100% do coronavírus, que causa a chamada Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio (MERS-CoV).

A equipe científica detectou também a presença de outros vírus do gênero Corona em 28% das amostras que foram examinadas.

O estudo concluiu que os morcegos são capazes de portar vários vírus, como o da raiva, o do Sars e o do Hindra, e que a presença de uma combinação idêntica ao coronavírus também torna esses animais potenciais portadores do vírus.

A pesquisa indicou que, devido à extensão de casos confirmados entre os humanos em uma região geográfica ampla, é alta a probabilidade de que esse vírus esteja presente em outro tipo de animal, por isso devem ser realizados mais estudos.

A equipe de investigadores ressaltou a importância de estudar a forma de transmissão do vírus da fonte que o transmite ao ser humano, ou seja, a partir dos animais que podem atuar de mediadores entre o morcego e o ser humano.

Os pesquisadores fizeram análises no local que duraram seis semanas em outubro de 2012 e abril de 2013 e coletaram mais de mil amostras de sete espécies diferentes de morcegos. Atualmente, a equipe está documentando os resultados de outros estudos feitos com amostras de outros animais.

O Ministério da Saúde saudita informou hoje sobre a detecção de dois novos casos de pessoas que contraíram o coronavírus em Riad, elevando para 76 o número de vítimas pelo vírus, que causou na Arábia Saudita a morte de pelo menos 39 pessoas. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cientistas isolam o coronavírus em morcegos na Arábia Saudita - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt