Topo

Endeavour se transforma em peça de museu

13/10/2012 21h28

Washington, 13 out (EFE).- A nave espacial Endeavour chegará neste sábado ao Califórnia Science Center (CSC) para se transformar em peça de museu, após um lento e meticuloso percurso de quase 20 quilômetros pelas ruas de Los Angeles durante quase dois dias.

A uma velocidade máxima de 3 km/h, a nave continuava se deslocando pela cidade californiana em um trajeto que começou na sexta-feira passada às 2h (horário local) no aeroporto internacional de Los Angeles.

Milhares de pessoas continuavam esperando nas ruas da cidade com a esperança de avistar a nave, cuja chegada ao CSC está prevista para as 20h30 (0h30 do domingo), apesar do museu advertir que esse horário pode mudar.

A nave de 88 toneladas, rebocada sobre uma plataforma e escoltada por um extenso operacional, fazia paradas a cada certo tempo e sua envergadura obrigou inclusive a cortar alguns galhos de uma árvore que lhe impedia de passar.

Essa operação não foi nada comparada com os preparativos para seu percurso, que levaram um ano e meio, no qual as autoridades de Los Angeles cortaram quase 400 árvores e retiraram semáforos e sinalizações.

Nos trechos de rua mais estreitos antes de chegar ao CSC, a Endeavour teve apenas uma margem de 15 centímetros para cada asa para manobrar pela cidade.

A nave poderá ser vista em um hangar do California Science Center a partir do dia 30 de outubro, e será transferida finalmente ao centro aeroespacial Samuel Oschin da instituição, uma vez terminada sua construção em 2017.

O centro científico, cuja entrada é gratuita, está avaliando estabelecer tarifas de dois ou três dólares para quem queira ver a Endeavour uma vez exposta, dado o elevado custo da construção do novo centro, de US$ 200 milhões.

A nave decolou pela primeira vez em 1992 e até que cessou suas operações em 2011 realizou em 25 missões 4.671 órbitas ao redor do planeta em 299 dias, no total 197.761.261 quilômetros, uma distância superior à qual separa a Terra do Sol.

Veja também

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Endeavour se transforma em peça de museu - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt