Topo

Cientistas detectam herança genética de Alzheimer em filhos de pacientes

Da Efe<br>Em Washington

29/07/2008 21h37

Cientistas americanos anunciaram nesta terça-feira que detectaram o risco genético do mal de Alzheimer nos filhos de pacientes que sofrem da doença, muito antes que os primeiros sintomas se manifestassem.

O mal de Alzheimer é uma doença neurológica, progressiva e que afeta principalmente pessoas de idade avançada. Sua primeira manifestação é a perda de memória, que leva à demência e à morte.

Os cientistas do Colégio Médico de Wisconsin disseram perante a Conferência Internacional da Associação do Alzheimer, em Chicago, que os filhos de pacientes com a doença, que são portadores do risco genético, registram mudanças neurológicas que são detectáveis de maneira antecipada.

Os pesquisadores estudaram 28 pessoas de entre 45 e 65 anos.

Dessas, 12 eram portadoras do gene APOE-4, enquanto os outros 16 não possuíam essa herança genética.

Não existia diferenças relevantes de idade, formação educacional ou rendimento neuropsicológico e os resultados mostraram que a conectividade funcional dos que não tinham o gene era aproximadamente 65% melhor do que a daqueles que o possuíam, apontaram os pesquisadores.

Os cientistas indicaram que a imagem de ressonância magnética revelou que os portadores de APOE-4 mostraram uma conexão reduzida entre o hipocampo e o córtex cerebral posterior, duas importantes estruturas cerebrais que processam a memória.

Eles indicaram também que essas regiões do cérebro são importantes no acúmulo de informação, sua filtragem e seleção.

Segundo Shi Jian Li, professor de biofísica e um dos autores do estudo, é como se o câncer pudesse ser detectado quando aparecessem as primeiras células malignas e muito antes que a doença fosse evidente.

"A vantagem de identificar as pessoas que correm um alto risco de sofrer Alzheimer seria de enorme valor no desenvolvimento de tratamentos de intervenção", acrescentou.

Veja também

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cientistas detectam herança genética de Alzheimer em filhos de pacientes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt