Topo

Falha informática "mata" sonda de estudo Mars Global Surveyor

13/04/2007 22h55

Washington, 13 abr (EFE).- A sonda Mars Global Surveyor (MGS) deixou de funcionar em novembro do ano passado aparentemente por uma falha informática, informou hoje a Nasa.

Uma comissão especial criada pela Nasa para estudar a perda repentina da MGS indicou que provavelmente uma falha nos programas do computador e nos comandos da Terra foi o que causou a perda do equipamento.

A MGS, lançada em 1996, funcionou durante um período quatro vezes mais prolongado que o planificado pelos técnicos que a criaram e durou mais que qualquer outra nave espacial em sua missão de estudo do Planeta Vermelho Entre suas muitas conquistas, a sonda permitiu o acompanhamento da evolução das tempestades de pó no planeta, encontrou provas muito convincentes de canais cavados pela água na superfície do planeta, e mostrou que o famoso "rosto sobre Marte" é um fenômeno natural.

Em 2 de novembro, depois que os técnicos ordenaram à nave que fizesse ajustes rotineiros de seus painéis solares, a Mars Global Surveyor emitiu uma série de alarmes, e depois indicou que tinha se estabilizado. Mas aquela foi sua última comunicação.

Depois ela se posicionou num ângulo em que uma de suas duas baterias ficava diretamente exposta à luz do Sol. Isto causou um reaquecimento da bateria e, em última instância, o esgotamento das duas células no período de 11 horas.

A posição incorreta da antena impediu que a MGS informasse sua situação aos técnicos de controle, e a resposta de segurança programada não incluía a garantia que sua orientação fosse adequada do ponto de vista térmico.

"A causa da perda foi resultado de uma série de eventos vinculados com um erro de computador cometido cinco meses antes da provável falha das baterias", disse Dolly Perkins, subdiretora técnica do Centro Goddard de Vôo Espacial em Maryland, e uma das integrantes da junta revisora.

Veja também

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Falha informática "mata" sonda de estudo Mars Global Surveyor - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt