Topo

Nasa conclui que Discovery não terá que realizar reparos

09/07/2006 20h34

Washington, 9 jul (EFE).- Os astronautas da Discovery não terãoque realizar reparos na camada isolante da nave antes de seu retornoà Terra, segundo informou hoje o centro de controle em Houston.

O sistema de proteção térmica "está 100 por cento", comunicou ocentro de controle à tripulação da nave, que está acoplada à EstaçãoEspacial Internacional.

"É uma notícia estupenda. É fantástico", respondeu o comandanteda Discovery, Steven Lindsey.

Os especialistas da Nasa passaram os primeiros cinco dias damissão atentos às fotos do casco da nave para garantir suaintegridade.

As imagens revelaram pontos negros e pequenas protuberânciassurgidas durante a decolagem, no dia 4 de julho.

Os técnicos passaram toda a noite de ontem estudando asprotuberâncias, e hoje concluíram que não representam perigo algum.

"Estamos absolutamente prontos para trazer esta nave de voltapara casa", disse à imprensa Steve Poulos, diretor do projeto doônibus espacial.

A Discovery tem retorno previsto para 17 de julho, depois que aNasa aumentou em um dia a duração da missão.

Com a determinação da Agência, os astronautas da Discovery nãoterão que eliminar essas protuberâncias durante suas duas próximascaminhadas espaciais.

No ano passado, em outro vôo da Discovery, a Nasa se viu obrigadaa dar início a uma operação de reparo sem precedentes para eliminardois defeitos similares.

Apoiado no braço robótico da Estação, o astronauta Steve Robinsonconseguiu retirar o material que sobressaía do casco.

Danos na espuma de isolamento ocorridos durante a decolagem foramos responsáveis pela desintegração da nave Colúmbia em seu retorno àatmosfera, em 1 de fevereiro de 2003.