Topo

Australianos criam carro que freia se o motorista se distrai

Em Sydney

25/09/2013 12h45

Pesquisadores australianos apresentaram nesta quarta-feira (25) um protótipo de carro que freia se os sensores situados na cabeça do motorista detectarem que ele está distraído.

O acelerador do veículo recebe ordens de um capacete com 14 sensores que medem o tipo e a quantidade de atividade cerebral e podem determinar seu nível de concentração, explicou Geoffrey Mackellar, um pesquisador de neuromecânica da Emotiv.

Veja também

Durante os testes do sistema, os cientistas pediram aos motoristas que falassem ao celular, trocassem a emissora de rádio, bebessem água ou olhassem um mapa para poder medir sua atividade cerebral durante essas ações. 

Os motoristas também tiveram de dirigir a 15 km/h para medir sua atividade cerebral quando não estão realizando outras atividades.

O protótipo, encomendado pelo Real Automóvel Club do estado da Austrália Ocidental, utiliza programas informáticos que permitem que acelere quando o motorista está atento e freiem quando está distraído, segundo Emad Tahtouh, da companhia eletrônica FINCH.

O sistema analisa dados como a frequência do piscar de olhos, a duração do olhar para um ponto preciso, a inclinação a inclinação do pescoço e o nível da atividade cerebral quando o motorista está realizando alguma das ações descritas.

Quando o carro detecta uma queda da atenção do motorista, freia e volta a acelerar quando ele retoma a atenção. O protótipo, que não tem um objetivo comercial, quer contribuir para a investigação no campo da segurança rodoviária.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Australianos criam carro que freia se o motorista se distrai - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt