Topo

Astronautas instalam nova bomba no sistema de climatização da ISS

Os astronautas Tracy Caldwell Dyson (à esquerda) e Doug Wheelock Imagem: Reuters/Nasa TV

De Washington, EUA

16/08/2010 14h48

Dois astronautas americanos conseguiram nesta segunda-feira instalar uma bomba de reposição no danificado sistema de climatização da Estação Espacial Internacional (ISS), informou a Nasa.

Os astronautas Doug Wheelock e Tracy Caldwell Dyson fizeram uma terceira saída o espaço com o objetivo de instalar a bomba de reposição, com um peso de 355 km e do tamanho de uma banheira, uma operação que durou duas horas e meia.

Veja também

Os controladores do Centro Houston, no Texas, acompanharam a troca bem sucedida. Um curto-circuito interrompeu o funcionamento da bomba substuída.

Segundo a Nasa, mesmo antes da troca as condições na ISS eram estáveis e a tripulação de seis pessoas - três americanos e três russos - não se encontrava em qualquer tipo de perigo por causa do defeito na climatização.

Se os esforços de reparação tivessem falhado - no pior cenário, segundo a Nasa -, os astronautas não teriam condições de climatizar a maioria dos componentes da estação, mas não correriam perigo porque poderiam se mudar para o segmento russo da ISS, que tem seu próprio sistema de refrigeração.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Astronautas instalam nova bomba no sistema de climatização da ISS - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt