Google quer impedir Texas de interrogar CEO e cofundador em processo

Por Mike Scarcella

(Reuters) - O Texas e outros Estados norte-americanos que processam o Google por suas práticas de anúncios digitais devem ser proibidos de questionar altos executivos, incluindo o presidente-executivo Sundar Pichai e o cofundador Sergey Brin, afirmaram advogados da unidade da Alphabet a um juiz dos Estados Unidos na terça-feira.

O Google argumentou em um processo no tribunal federal de Plano, Texas, que Pichai e Brin, agora membro do conselho da gigante da tecnologia, não têm informações exclusivas e relevantes para compartilhar no processo estadual que acusa o Google de monopolizar ilegalmente partes importantes do mercado publicitário online.

A solicitação de terça-feira também pedia ao juiz distrital dos EUA, Sean Jordan, que impedisse o Texas de interrogar o presidente-executivo do YouTube, Neal Mohan, que foi interrogado anteriormente como parte de uma investigação do Estado e do Departamento de Justiça dos EUA, que processaram o Google em um processo relacionado no ano passado no tribunal federal da Virgínia.

As companhias muitas vezes lutam em tribunal contra as demandas para forçar executivos de alto escalão a sentar-se durante horas para responder a questões sobre práticas empresariais essenciais.

Os demandantes podem enfrentar um desafio elevado para garantir tais depoimentos, que fazem parte da fase de coleta de fatos pré-julgamento de um processo judicial.

O Google se recusou a comentar e os advogados do Texas não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

O Google tem negado ter violado a lei antitruste dos EUA e a tentativa da empresa de rejeitar o processo estadual de 2021 está pendente.

Os demandantes, em seu pedido para Pichai e Brin deporem, disseram ter informações sobre a aquisição da DoubleClick pelo Google em 2008, que os Estados chamam de “fornecedor líder de ferramentas de servidor de anúncios” que editores de mídia e outros usam para vender inventário de publicidade gráfica.

Continua após a publicidade

O Google respondeu que nem Brin nem Pichai estavam “intimamente envolvidos na aquisição da DoubleClick ou no desenvolvimento subsequente do produto em questão neste caso”. O Google disse que muitas outras testemunhas têm mais conhecimento sobre como o Google integrou o DoubleClick.

Mohan, do YouTube, já enfrentou 14 horas de interrogatório, disse o Google ao tribunal, e não deveria ser submetido ao “fardo indevido que enfrentaria ao prestar depoimento pela terceira vez”.

O Google enfrenta uma série de outros processos antitruste governamentais e privados sobre diversas práticas comerciais, incluindo sua loja de aplicativos Play.

O julgamento no processo do Texas está marcado para março próximo, e o Google está se preparando para um julgamento em setembro no caso de anúncios digitais do Departamento de Justiça na Virgínia.

Deixe seu comentário

Só para assinantes