Topo

BC atualiza regulamento do Pix com mais opções para usuários

29/10/2020 19h08

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central aprovou novas funcionalidades para ampliar os casos de uso do sistema de pagamento instantâneo, Pix, informou a autoridade monetária nesta quinta-feira.

Entre as novidades, estão o "Pix Cobrança" e a integração aos usuários recebedores, como lojistas e empresas, por meio de padronização da infraestrutura de acesso ao Pix, informou o BC.

Relacionadas

No Pix Cobrança, lojistas, fornecedores, prestadores de serviço poderão emitir um QR Code para pagamentos imediatos, em pontos de venda ou comércio eletrônico, ou cobranças com vencimento em data futura, afirmou o BC. Neste caso, é possível configurar outras informações além do valor, como juros, multa, descontos. "É uma funcionalidade parecida com o que ocorre com boleto", disse o BC.

Já a padronização da infraestrutura de acesso aos desenvolvedores de soluções para o PIX, evita que o empresário fique preso a uma instituição financeira devido aos custos de mudar para outra que tenha uma API diferente.

A API Pix contempla funcionalidades de criação e gestão de cobranças, verificação de liquidação, conciliação e suporte a processos de devolução, afirmou o BC.

O BC afirmou ainda que os participantes do Pix estão sujeitos a multas e outras penalidades em caso de infrações. As multas variam de 50 mil a 1 milhão de reais, podendo variar conforme a capacidade econômica do infrator e o percentual de sua participação no total das transações do arranjo.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

BC atualiza regulamento do Pix com mais opções para usuários - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt