Conteúdo publicado há 7 meses

James Webb revela imagem inédita de estrela expelindo jatos supersônicos

Uma imagem inédita obtida pelo Telescópio Espacial James Webb mostra uma jovem estrela, equivalente ao que seria o nosso sol quando era apenas uma "criança", expelindo jatos supersônicos em seus polos.

O que aconteceu:

O objeto estelar, batizado de Herbig-Haro 211 (HH 211), está localizado em um bolsão energético do espaço localizado a cerca de 1.000 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Perseu, revelou a Nasa em um comunicado publicado ontem (14).

A H 211 é um dos exemplos mais jovens e mais próximos de uma estrela expelindo matéria, sendo um objeto ideal para o telescópio observar, dizem os pesquisadores.

A imagem pode ser considerada inédita porque a resolução do registro é cerca de 5 a 10 vezes maior do que qualquer imagem anterior desse astro.

Uma protoestrela está sugando ativamente o gás e a poeira circundantes para crescer, mas, ao mesmo tempo, está liberando material para o espaço no que os astrônomos chamam de fluxo bipolar.

A lente infravermelha do telescópio conseguiu capturar suas interações com a matéria interestelar, formando redemoinhos coloridos e brilhantes.

Essa lente especial, ligada a um espectrógrafo de alta definição, permite aos astrônomos a observação de objetos celestes através de espessas camadas de gás e poeira que envolvem estrelas muito jovens. Obter esse acesso a corpos estelares encobertos ajuda os cientistas a decodificar a composição química e o comportamento dos objetos.

Deixe seu comentário