Topo

Código sugere que Netflix baratinha com anúncios não deixará baixar vídeos

De acordo com desenvolvedor, assinantes do novo plano mais econômico, com anúncios, podem ser impedidos de fazer o download de filmes e séries para assistir offline Imagem: CardManPR/Unsplash

Barbara Mannara

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

18/08/2022 13h10

A Netflix está correndo contra o tempo para implementar mudanças no seu streaming, como o tão aguardado plano mais barato, com anúncios. Mas a novidade deve ter uma contrapartida: assinantes desta modalidade podem ser impedidos de baixar filmes e séries, para assistir offline. O bloqueio foi encontrado pelo desenvolvedor Steve Moser, embutido no código do app.

Atualmente, qualquer assinante da Netflix, desde os pacotes mais básicos, pode salvar conteúdos para assistir quando quiser em seu smartphone ou tablet, mesmo sem conexão à internet. Mas isso pode mudar para quem optar pelo plano com propaganda, que pode ser lançado ainda este ano ou no início de 2023.

A nova polêmica surgiu a partir de um texto escondido na estrutura do aplicativo para iPhone (smartphone da Apple). Segundo Moser, o conteúdo diz o seguinte: "Downloads disponíveis em todos os planos, exceto Netflix com anúncios".

O desenvolvedor ainda explica que o assinante do pacote mais econômico poderá ter uma experiência de configurações específicas. Também está no código: "Só precisamos de alguns detalhes para garantir que você receba os anúncios mais relevantes na Netflix. Vai ser muito rápido, prometemos".

Isso pode ser um balde de água fria para os assinantes quem quer pagar menos, mas costumam usar o recurso de salvar filmes e séries — por exemplo, para acessar em momentos sem conexão ou não acabar com o pacote de dados móveis do celular, como no trajeto para o trabalho, em cidades com pouca cobertura, ou a até em viagens de avião.

Ainda não sabemos o quão mais barato será o novo formato com propaganda, nem como ficará o preço das assinaturas já existentes do streaming (básico, padrão e premium), sem anúncios.

O site de notícias TechCrunch entrou em contato com a Netflix mas a resposta foi vaga: "Ainda estamos nos primeiros dias para decidir como lançar uma opção com preço mais baixo e suportada por anúncios e nenhuma decisão foi tomada. Portanto, tudo isso é apenas especulação neste momento", afirma um porta-voz.

Pacote com anúncios

A Netflix tem organizado uma sequência de medidas para se reestruturar financeiramente. Com os novos concorrentes do mercado de streaming, como Disney Plus, HBO Max e Apple TV, e com a perda de conteúdos de peso, os números da companhia estão em constante queda nos últimos meses.

Em julho deste ano, a Netlfix anunciou que perdeu quase um milhão de assinantes. Atualmente, as ações da empresa estão valendo praticamente metade do valor, se comparado com fevereiro deste ano.

Entre as mudanças de destaque, está a assinatura com intervenção de anúncios. A empresa deu mais detalhes sobre o novo plano durante uma conferência neste ano; o vice-presidente executivo, Ted Sarandos, afirmou que o cronograma de publicidade dependerá do ritmo de conversão dos assinantes para o pacote com propaganda.

Pelo jeito, a gigante do streaming começará lançando o plano econômico "primeiro nos países que têm os mercados de anúncios mais maduros", mas não entrou em detalhes de quais seriam. Sarandos também chegou a confirmar que o novo pacote não deve incluir todo o conteúdo licenciado do serviço, pois a Netflix ainda precisa negociar com as produtoras e entender como ficaria a burocracia de oferecer conteúdos de terceiros, como filmes e séries não-próprias, ao lado de divulgações pagas.

Com informações de Engadget e The Tape Drive

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Código sugere que Netflix baratinha com anúncios não deixará baixar vídeos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Streaming