Topo

Que horror! Máscara simula asfixia em realidade virtual; veja vídeo

AirRes Mask, protótipo de máscara que incorpora respiração (e falta de ar) à realidade virtual Imagem: Divulgação/MultiMedia Technology

Da Redação de Tilt

Em São Paulo

28/05/2022 11h47

O metaverso tem potencial para ser um lugar incrível, para viver experiências talvez impossíveis na vida real. Então por que os pesquisadores continuam tentando achar jeito de nos fazer sofrer?

Depois da máquina para simular dor na realidade virtual, agora existe um protótipo para você sentir como se estivesse sufocando em um incêndio de verdade. Confira no vídeo.

Relacionadas

Uma equipe da Universidade de Salzburg para Ciências Aplicadas, na Áustria, publicou uma pesquisa recente na CHI - Conferência sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais sobre uma máscara que simula o processo de respirar (e, por extensão, também a falta de ar).

Batizada de AirRes, ela pode ser acoplada a vários tipos de aparelhos de realidade virtual já disponíveis no mercado, como o Meta Quest 2.

O lado positivo é que ela monitora sua respiração e a incorpora à RV, supostamente ampliando a sensação de imersão. Então você seria capaz de, por exemplo, inflar um balão ou soprar uma vela no metaverso.

Em jogos como "The Last of Us 2", onde você precisa apertar um botão para "prender a respiração" e melhorar a precisão de um tiro de arco e flecha, você poderia simplesmente segurar seu fôlego de verdade.

O outro lado é que a AirRes também pode dificultar a sua capacidade de respirar. Obviamente, ninguém quer um jogo que simule realisticamente como é ser asifixiado (imagine os processos na Justiça que isso poderia causar!) Porém, essa simulação pode ser útil no treinamento virtual de bombeiros, por exemplo.

Outra aplicação seria em simuladores de voo, onde a Força G, resultado de manobras de alta velocidade, dificultam bastante a respiração do piloto.

O projeto, porém, ainda existe apenas como protótipo. A princípio, não há intenção de que ele seja comercializado para o público.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Que horror! Máscara simula asfixia em realidade virtual; veja vídeo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Fique por dentro