Topo

'No outono é sempre igual': entenda o que é equinócio e como ele acontece

Homem caminha em um parque cheio de folhas coloridas de outono na cidade de Innsbruck, na Áustria Imagem: Dominic Ebenbichler/Reuters

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt, em São Paulo

22/03/2022 11h01

Acabou o verão. No domingo (20), às 12h33, oficialmente virou outono no Hemisfério Sul — e primavera do outro lado do globo.

Duas vezes no ano, há um momento em que a luz solar incide igualmente entre os dois hemisférios, alinhada com o Equador. São os chamados equinócios: de outono e de primavera, que marcam a chegada das estações mais amenas do ano no Brasil.

Relacionadas

A palavra "equinócio" vem do latim, e significa "noite igual" — nesta ocasião, dia e noite têm a mesma duração, com exatamente 12 horas, e o Sol nasce precisamente no ponto cardeal leste.

Após equinócio de outono, que acaba de ocorrer, o Sol que iluminava nosso verão avançou para o lado norte do firmamento, levando dias gradativamente mais longos e quentes para lá — e mais curtos e frios por aqui. No equinócio de primavera, o processo é o inverso.

Por que acontece?

A Terra não gira retinha. Seu eixo de rotação, em torno de si mesma, tem uma inclinação de 23,5°, em relação ao plano orbital ao redor do Sol. Assim, os hemisférios são iluminados de formas diferentes ao longo do ano.

Inclinação da Terra em relação ao Sol gera as estações do ano Imagem: Viktoriia Kasyanyuk

É esse movimento inclinado que dá origem aos dias e noites e às estações do ano. Se o eixo estivesse a 90°, o nascer e o pôr do sol aconteceriam exatamente na mesma hora e mesmo lugar todos os dias, e não teríamos variações de clima.

O Sol nasce sempre em nosso horizonte na direção leste, e se põe a oeste, mas não precisamente no ponto cardeal leste/oeste. Com o passar do tempo, ele vai se deslocando para a esquerda (a rigor, para o norte, durante o outono e inverno) ou para a direita (a rigor, para o sul, durante a primavera e verão).

Montagem mostra o nascer do Sol no período de um ano; ele não nasce sempre no leste Imagem: fisicanaveia.com.br

Quando é verão em um dos hemisférios, significa que ele está apontando para o Sol, mais próximo, o que amplia as temperaturas e claridade. Ao mesmo tempo, incidem menos raios solares no outro lado do globo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'No outono é sempre igual': entenda o que é equinócio e como ele acontece - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Ciência