Golpe do delivery aumenta 186% com a pandemia em SP; veja como se proteger
Letícia Naísa
De Tilt, em São Paulo
23/06/2021 18h26
As reclamações sobre golpes aplicados por entregadores de aplicativos de comida aumentaram 186% no Procon-SP. No ano passado, foram registrados 87 ocorrências de janeiro a maio. Este ano, foram 249. Os relatos são de cobranças indevidas.
Segundo o órgão, há casos de maquininhas com visor quebrado, cobrança de taxa extra pelo entregador e consumidores que recebem ligações do restaurante ou de uma "central de atendimento" do aplicativo informando a cobrança de uma nova taxa de entrega (e pedindo dados de cartão). Além disso, há relatos em que o entregador afirma ter sofrido um acidente.
Apesar de reclamarem com a empresa responsável, muitos clientes não conseguem reaver os valores, diz o Procon-SP.
A soma dos valores reclamados pelos consumidores até junho deste ano é de quase R$ 500 mil — mais de R$ 200 mil do iFood, mais de R$ 200 mil do Rappi e quase R$ 80 mil do Uber Eats.
Como acontece o golpe
- Geralmente, uma pessoa entra em contato com o cliente dizendo que é preciso pagar uma taxa extra para entrega;
- O entregador chega com a maquininha e passa um valor muito acima do valor do pedido ou da taxa;
- Normalmente, a maquininha está com o visor quebrado ou escuro, para que o cliente não enxergue o valor quando passar o cartão.
"Com a pandemia esses golpes aumentaram muito. Quem for vítima e for cobrado em valor incorreto deve acionar o Procon-SP. Nós iremos apurar a responsabilidade da empresa e acionar a polícia. As empresas de delivery devem responder pelos problemas e ressarcir o consumidor", afirmou Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP, em nota à imprensa.
Campeões de reclamação
- iFood -- 44 casos em 2020; 80 em 2021; aumento de 81%;
- Rappi -- 29 casos em 2020; 105 em 2021; aumento de 262%;
- Uber Eats -- 14 casos em 2020; 64 em 2021; aumento de 357%.
Dicas de segurança
- Não utilize a máquina de pagamento se o visor estiver quebrado ou se ela não permitir a leitura dos dados de cobrança;
- Confira o valor da compra e, de preferência, pague somente no aplicativo;
- Não passe os seus dados pessoais por telefone;
- Desconfie caso o entregador informe que é necessário pagar algum valor extra;
- Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o local onde pediu a comida.
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