Topo

Como é feita a margarina? Vem do plástico? Entenda a química do alimento

Ana Bonassa e Laura de Freitas

Do Nunca Vi 1 Cientista*, especial para Tilt

11/05/2020 04h00

Usada por tanta gente no café da manhã, a margarina é motivo de bastante discussão. Afinal, há dúvidas se ela faz bem ou mal para a saúde, ou até, pasme, se ela é feita de plástico!

A história da margarina é uma montanha russa, já que ela foi criada no século 19 em um concurso na França, que procurava um substituto mais barato para a manteiga. Com o tempo, especialistas até passaram a recomendar margarina como uma opção mais saudável para o corpo. Mas será que é assim mesmo?

Nesse vídeo, a gente explica as principais diferenças entre os alimentos, partindo da principal delas: a margarina usa óleos vegetais, e a manteiga, gordura animal. Mas o que isso significa? Assista ao programa que a gente detalha tudo, partindo da estrutura molecular dos alimentos.

Observação: este vídeo foi gravado na primeira semana de março, antes de termos qualquer medida de isolamento social no Brasil.

* Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como é feita a margarina? Vem do plástico? Entenda a química do alimento - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade