Topo

Google Fotos: Agora dá para fazer buscas pelo texto que aparece nas imagens

Agora dá para pesquisar palavras para encontrar sua imagem no Google Fotos Imagem: Reprodução

Bruno Madrid

de Tilt, em São Paulo

23/08/2019 09h02

O Google Fotos está apostando cada vez mais na inteligência artificial. Desta vez, a plataforma da gigante de tecnologia estreou um recurso em que é possível encontrar fotos ao digitar os textos contidos nas próprias imagens.

A novidade foi compartilhada no Twitter pelo perfil Can Duruk, e o Google não demorou para confirmar a nova função, que começou a funcionar discretamente neste mês.

Vamos imaginar que você possui várias fotos de latinhas de refrigerante salvas em seu Google Fotos. Se você digitar no campo de busca o nome de uma marca, todas as imagens que tenham esse texto presente vão aparecer como resultado.

Tudo funciona pelo Google Lens (inteligência artificial da empresa com foco em análise de fotos) e do seu -- cada vez mais poderoso-- filtro de reconhecimento de caracteres.

O Google também aproveitou o seu comentário no Twitter para ressaltar o quanto ficou fácil extrair o texto de uma imagem. É exatamente copiar e colar o conteúdo de uma foto. Tente com senhas de wi-fi impossíveis, sugeriu a empresa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Google Fotos: Agora dá para fazer buscas pelo texto que aparece nas imagens - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Fique por dentro