Topo

Bug do aviãozinho: nova reação do Facebook causa comoção na web

Avião surgiu como reação inusitada do Facebook Imagem: Reprodução

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

31/07/2018 19h23

A terça-feira (31) ficou marcada por aviõezinhos no Facebook. Não entendeu? A rede social chamou atenção por um acontecimento inusitado: o surgimento de uma nova imagem nas reações para posts. Além da curtida, coração, risada, espanto, tristeza e raiva, um avião apareceu na paleta de interações para alguns usuários.

Em poucos horas, tutoriais apareceram no Facebook e no YouTube e a hashtag #AddPlaneReact surgiu no Twitter. Como apenas alguns usuários conseguiam ver a reação, alguns questionaram a sua veracidade.

Veja também

Ao UOL Tecnologia, o Facebook confirmou a existência do aviãozinho mas, infelizmente, ele não veio para ficar. Trata-se de um bug. "Esse foi um projeto criado em um hackathon e não tinha autorização para 'decolar'. Pedimos desculpas", disse a empresa. 

VEJA TAMBÉM

Testamos a brincadeira aqui no UOL Tecnologia e ela não funcionou com o aviãozinho. Em vez dele, apareceu a florzinha roxa para indicar "Gratidão" no dia das mães. A “novidade” ficou restrita à última versão do aplicativo do Facebook para Android - no iOS nada aparece. Porém, segundo nossa experiência, nem todo celular com o sistema operacional do Google funcionou. 

Seguimos os seguintes passos para conseguir a flor (internautas usaram os mesmos e obtiveram o avião):

  1. Curtir uma publicação
  2. Comentar com a hashtag “addplanereact”
  3. Modificar a reação de curtida para avião, que passou a estar entre as opções

Usamos quatro celulares para o teste no app. No Samsung Galaxy S8, não funcionou, enquanto no Moto G6, Sony Xperia XZ2 e Google Pixel 2 pintou a florzinha. Também testamos no computador e iPhone, mas estas plataformas não receberam o avião.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bug do aviãozinho: nova reação do Facebook causa comoção na web - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt