Topo

Não é coisa só de X-Men: em breve você poderá "atirar" laser pelos olhos

Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL Tecnologia

14/05/2018 04h00

Imagine como seria legal você ter a possibilidade de atirar lasers pelos olhos, algo digno de super-heróis como o Ciclope, dos X-Men. Legal e perigoso, convenhamos.

Pois pesquisadores da Universidade de St. Andrews, na Escócia, desenvolveram uma substância que, aplicada a lentes de contato, permite ao seu usuário "atirar" feixes de laser pelos olhos. Antes que você se empolgue e já comece a planejar sua carreira de justiceiro, vale deixar claro que esses "raios laser", na verdade, servem para transportar informação, parecidas com aquelas contidas em códigos de barra.

Veja também

A tecnologia funciona usando uma membrana ultrafina de laser orgânico que é capaz de emitir um raio de fótons quando estimulada por uma luz azul. Esse raio de fótons, que é visível, pode ser ajustado para carregar informações em código binário.

Essa membrana é aplicada como se fosse uma tinta, "pintada" sobre diferentes tipos de superfícies. Os pesquisadores optaram por testar o experimento numa superfície parecida com a de uma lente de contato aplicada a um olho de bovino (que tem estruturas bem parecidas com as do olho humano).

a) Membrana de laser aplicada na lente, b) Lente colocada num olho de boi, c) Reflexo de luz branca na lente, d) Olho bovino emitindo o raio, g) Membrana de laser numa unha, h) Ativação ótica do laser na unha Imagem: Divulgação

É natural que, neste momento, você esteja se perguntando qual é a utilidade disso.

Apesar de parecer coisa de filme, as aplicações principais podem ser bem mas simples: autenticar documentos e transações. Isso significa que a película ativada por laser pode ser aplicada não apenas em lentes nos olhos, mas também em documentos de papel ou de plástico e até em cédulas de dinheiro.

Por ora, ainda não há previsão para a aplicação dessa tecnologia no mundo real. Ainda assim, a ideia de "atirar lasers pelos olhos", por si só, já empolga.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Não é coisa só de X-Men: em breve você poderá "atirar" laser pelos olhos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt