Topo

Juiz aprova buscas na Cambridge Analytica após escândalo com Facebook

Do UOL, em São Paulo

23/03/2018 16h29

Um juiz britânico aprovou nesta sexta-feira (23), segundo a agência de notícias AFP, que buscas sejam feitas na sede da Cambridge Analytica, empresa que está envolvida no escândalo do roubo de milhões de dados de usuários do Facebook. O mandado havia sido pedido pela Comissão de Informações do parlamento do Reino Unido.

Os escritórios em Londres da empresa serão investigados. A companhia é acusada de ter roubado e mantido em seus domínios dados de 50 milhões de usuários do Facebook, que foram utilizados para direcionar propagandas altamente personalizadas para eleger Donald Trump nos Estados Unidos.

Veja também

Veja também:

Além disso, uma reportagem do Channel 4 News mostrou o atualmente afastado CEO da consultoria afirmando como faz para manipular eleições pelo mundo todo. Entre os meios usados, são citados ex-espiões, desinformação e notícias falsas, propinas e até mesmo prostitutas.

"Estamos satisfeitos com a decisão do juiz e planejamos executar o mandado em breve. Essa é só uma parte de uma grande investigação no uso de dados pessoais para fins políticos e agora vamos precisar de mais tempo para coletar e refletir sobre as evidências", afirmou o órgão britânico no Twitter.

A Cambridge Analytica nega todas as acusações, mas investigações já estão em andamento em países como Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e até Brasil, entre outros.

O parlamento britânico também exige uma investigação sobre o Facebook - entre eles, depoimento do próprio CEO Mark Zuckerberg, além de pedidos de esclarecimento sobre o uso dos dados da rede social pela Cambridge Analytica.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Juiz aprova buscas na Cambridge Analytica após escândalo com Facebook - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt