Transações rápidas e taxas baixas? Promessas do bitcoin estão na berlinda
Após o sucesso da moeda virtual Bitcoin em 2017, ela vem sofrendo as consequências disso. Ficamos sabendo dos métodos de crimes contra donos de bitcoins, além das dúvidas sobre o tanto de energia necessária para gerar novas moedas, só para ficar em dois exemplos.
Uma das maiores promessas sobre o fenômeno seria a de entregar transações rápidas ponto a ponto a uma fração das taxas padrão. Mas após essa atual "corrida do ouro" pelo bitcoin, a criptografia envolvida na moeda tem lutado contra transferências lentas e custos de transação excessivos.
VEJA TAMBÉM:
Agora o Bitcoin.org, site "oficial" da moeda (foi cofundado pelo criador do bitcoin, o misterioso Satoshi Nakamoto) fez pequenas alterações no ao seu marketing, segundo atentou o portal "The Next Web".
Em vez de transações "rápidas" e "baixas taxas de processamento", o site exibe as vantagens da tecnologia como "transações entre pares", "pagamentos sem fronteiras" e "proteção contra fraudes", tirando as atraentes palavrinhas "rápidas" e "baixas".
A mudança sugere que a comunidade de desenvolvedores da Bitcoin pode finalmente começar a considerar a tecnologia como mais um ativo digital, como disse o banco central de Israel, do que uma moeda real.
VEJA TAMBÉM:
Houve várias propostas técnicas sobre como ajustar a rede Bitcoin para tornar as transações mais rápidas e eficientes, mas nenhuma delas tem sido particularmente popular com a "criptocomunidade". Na verdade, algumas dessas propostas dividiram essa comunidade.
Uma das soluções mais esperadas é a rede Lightning, um novo protocolo aberto para blockchains, mas parece que a tecnologia ainda não está pronta para ser lançada em uma escala comercial, segundo os próprios criadores da rede no Twitter.
Essas dificuldades técnicas podem estimular futuros interessados a fugir do bitcoin por ora e investir em moedas virtuais rivais para realizar pequenas transferências de valores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.