Topo

Será que o Facebook terá o botão "não curtir"?

curtir, não curtir, facebook Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

15/09/2015 17h36

O Facebook deve adotar um novo botão, segundo o diretor-executivo da rede social, Mark Zuckerberg. Será o tão esperado "não curtir"?

Em uma sessão pública de perguntas e respostas, realizada nesta terça-feira (15), na Califórnia, Zuckerberg disse que tem sido questionado sobre o botão "não curtir" há muitos anos. "Nós finalmente ouvimos vocês e estamos trabalhando para entregar algo que atenda às necessidades da comunidade."

Veja também

O diretor-executivo não confirmou que seria necessariamente o "não curtir", mas um botão que pudesse representar o sentimento das pessoas: "Muitas vezes as pessoas compartilham momentos tristes de suas vidas, mas os amigos se sentem desconfortáveis de 'curtir' porque 'curtir' não é o sentimento apropriado", justificou.

Zuckerberg disse que o Facebook não ofereceu a opção desde o início por medo de uma batalha entre "curtidas" e "não curtidas" como o Reddit. "Mas a empresa descobriu que temos uma gama de emoções que os usuários gostariam de expressar, além da afirmação, sobretudo uma forma de mostrar empatia."

O novo botão, segundo ele, vem sendo trabalhada há algum tempo. Ainda não existe um prazo para entregá-lo, mas Zuckerberg diz que chegará em breve. "É surpreendentemente complicado fazer interações que serão simples", disse.

O botão "curtir", que permite aos usuários aprovarem o post dos amigos, se tornou uma característica do Facebook. Segundo a rede social, 4,5 bilhões de curtidas são geradas diariamente.

Com a possível presença de um botão "não curti" seria possível evitar momentos constrangedores, como dar "curtir" diante da dor de um amigo. Muito mais do que a "reprovação" de um post, o novo botão —que no ano passado foi criticado por Zuckerberg— significaria um "sinto muito".

(*Com informações do Telegraph, do Engadget)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Será que o Facebook terá o botão "não curtir"? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt