Topo

Agência de notícias sobre comunidades do RJ ganha prêmio de ativismo online

Página "Coletivo Papo Reto" ganhou prêmio internacional de ativismo online Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

04/05/2015 11h13Atualizada em 04/05/2015 11h24

"The Bobs", prêmio promovido pela rede alemã "Deustche Welle" anunciou neste fim de semana os vencedores entre as melhores iniciativas de ativismo online. O vencedor na categoria votação popular em língua portuguesa foi a página no Facebook "Coletivo Papo Reto".

A comunidade na rede social reúne notícias produzidas por jovens moradores das comunidades cariocas do Complexo do Alemão e da Penha. A ideia do coletivo de comunicação é espalhar notícias sobre a favela e propagar a realidade do morro. O site oferece uma alternativa à forma como veículos tradicionais de mídia retratam as comunidades do Rio.

Veja também

Em sua 11ª edição, o prêmio "The Bobs" contou com mais de 4.800 sites, blogs e projetos online registrados, em 14 línguas. Desses, 70 foram pré-selecionados pela organização do concurso para participar da votação popular.

Outras categorias

Além da votação popular, o "Bobs" conta com premiações decididas compostas por um júri internacional. Na categoria privacidade e segurança, o vencedor foi o site mexicano "Rancho Eletrónico", que disponibiliza informações sobre segurança na web, tornando o assunto mais fácil e acessível.

Em "Artes & Mídia", o vencedor foi o projeto online "Zaytou, the Little Refugee" (Zaytou, o pequeno refugiado). Ele consiste em um jogo em que o usuário assume o papel de um garoto palestino buscando por abrigo.

O prêmio "Freedom of Speech" (liberdade de expressão), que começou a ser entregue neste ano, foi dado ao blogueiro saudita Raif Badawi. Ele foi condenado pela Justiça de seu país a mil chibatadas, dez anos de prisão e uma multa de cerca de 200 mil euros. O blog de Badawi contava com publicações relatando abusos políticos e sociais na Arábia Saudita.

Os ganhadores das categorias internacionais receberam uma homenagem no fórum Deutsche Welle Global Media, a ser realizado no dia 23 de junho, em Bonn (Alemanha).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Agência de notícias sobre comunidades do RJ ganha prêmio de ativismo online - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt