Topo

Facebook "copia" Twitter e começa a oferecer a opção de incluir hashtags na rede social

Recurso de inclusão de hashtag começará a funcionar aos poucos para os usuários do Facebook Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/06/2013 14h53Atualizada em 13/06/2013 12h04

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (12) que vai passar a tornar hashtags clicáveis na rede social. Dessa forma, o site de Mark Zucerberg funcionará como o Twitter: cada vez que um usuário clicar sobre uma palavra com o símbolo de cerquilha (#), ele será direcionado a uma página de pesquisa sobre o assunto.  Segundo a empresa, o recurso será liberado aos poucos para os usuários nas próximas duas semanas.

“As hashtags permitirão que você adicione contexto a um post ou indique ele é parte de uma discussão maior. Ao clicar em uma hashtag, você verá atualizações de outras pessoas e páginas que estão abordando o mesmo tópico”, escreveu Greg Linday, em comunicado à imprensa disponibilizado no site da rede social.

Veja também

Com esta função habilitada, os  usuários conseguirão fazer pesquisas específicas em suas barras de busca (como #NBAFinals) e clicar em hashtags originadas em outros serviços (como posts do Instagram que utilizem o recurso).

Apesar de as postagens aparecem no campo de busca da rede social, o Facebook ressalta que continuará a valer as restrições de acesso. Se um usuário define que apenas seus amigos possam ver suas publicações, apenas os contatos dele que buscarem por hashtags visualizarão suas atualizações.

“Nós vamos continuar a revelar mais recursos nas próximas semanas e meses, como uma área com as hashtags mais citadas”, informou Linday. Segundo o Facebook, a inclusão de hashtags é apenas o primeiro passo para ajudar as pessoas a descobrirem mais o que outras pessoas estão dizendo sobre assuntos em específico e a participarem das conversas.

Recursos do Twitter no Facebook

O uso de hashtags não é o único recurso “copiado” do Twitter pelo Facebook. Recentemente, a rede social implementou uma funcionalidade de contas verificadas (que permite aos usuários saberem se, por exemplo, determinada página é, de fato, de uma celebridade).

Outro detalhe parecido entre as redes foi a mudança de nome de um recurso. Antes, a opção para acompanhar um perfil sem ser amigo da pessoa era chamada “assinar”. O Facebook, então, mudou para “seguir”, da mesma forma que ocorre no Twitter.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Facebook "copia" Twitter e começa a oferecer a opção de incluir hashtags na rede social - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt