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Vivo admite instabilidade de telefonia móvel em SP, SC, PR e RS

Do UOL, em São Paulo

16/01/2013 15h35Atualizada em 16/01/2013 15h58

A Telefônica Vivo informou em nota nesta quarta-feira (16) que o serviço de telefonia móvel da companhia passou por uma instabilidade e afetou usuários de quatro Estados: São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

De acordo com a empresa, houve um problema em parte da rede de sinalização IP (protocolo de internet, que identifica as máquinas conectadas à web) a partir das 12h15. A companhia também informa que usuários de redes de telefonia fixa do Estado de São Paulo podem ter sido afetados pela instabilidade.

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"A empresa está procedendo ao diagnóstico da falha e prestará as devidas informações tão logo estejam disponíveis", informou a operadora em comunicado.

No início da tarde, usuários do Twitter de diversas localidades reclamaram da falta de sinal de telefonia e de internet

Reclamações no Procon

Nesta quarta, a Fundação Procon (Proteção e Defesa do Consumidor) do Estado de São Paulo divulgou uma lista das companhias que mais geraram reclamações em 2012. O grupo Telefônica Vivo (que compreende as operações de telefonia móvel, fixa, internet banda larga e TV por assinatura) ficou em segundo lugar no ranking com 9.683 demandas. O líder em reclamações foi o Itaú com 10.306 demandas.

Das empresas do grupo Telefônica Vivo, as áreas que mais receberam reclamações foram: telefonia fixa (6.734), telefonia móvel (1.981), TV por assinatura, que soma 967 demandas (neste número estão incluídas reclamações da TVA e da Vivo TV).

De acordo com o Procon, as principais reclamações com empresas de telecomunicações estão relacionadas ao não cumprimento de pacotes ofertadas, à inoperância de serviço e a dificuldade em cancelamento de serviços. Ao todo, só o setor de telefonia móvel  somou 28.332 reclamações durante 2012.

O ranking completo do Procon-SP está disponível neste link (necessário programa Adobe Reader para visualizar).

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