Topo

Ferramenta mostra tuites deletados por políticos nos EUA

Do UOL, em São Paulo

30/07/2012 18h33

Desde a vitória de Barack Obama nas eleições americanas de 2008, o Twitter se tornou uma ferramenta muito útil para aproximar políticos e eleitores. Com o sucesso de Obama, o microblog virou item quase obrigatório para políticos (principalmente nos EUA). Só que nem sempre os administradores públicos são felizes nas colocações feitas no site. E para o azar deles, já existe o Politwoops (algo como Ops! dos políticos).

O Politwoops é um site desenvolvido pela Fundação Sun Light (que fiscaliza os políticos americanos). A ideia original do projeto foi na Holanda. No site estão arquivadas todas as postagens no microblog que foram apagadas pelos políticos. Senadores, deputados, governadores e claro, o presidente estão na lista dos fiscalizados. Entre as mensagens apagadas estão comentários “inocentes”, erros de informação e algumas coisas que os políticos falaram e depois se arrependeram. Veja dois exemplos:

Veja também

Um dos comentários foi de Buddy Roemer, pré-candidato derrotado nas prévias para presidente do Partido Republicano. Perguntado por um internauta em quem ele atiraria se estivesse em uma sala com Hitler e Bin Laden, ele respondeu: “Em mim mesmo”. Roemer se arrependeu do comentário, mas o tuite foi parar no site.

Do presidente Obama tem uma postagem em que ele afirma que teve mais seguidores no Twitter em três semanas do que Mitt Romney a vida toda. Ele se arrependeu da alfinetada no rival, mas não adiantou nada. A postagem também ficou registrada no Politwooops.

Em tempo: no Brasil, há um Potitwoops em desenvolvimento. Mas o site ainda está longe de ter a qualidade da página americana. Se quiser conferir, o endereço é http://politwoops.com.br/.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ferramenta mostra tuites deletados por políticos nos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt