Pesquisa aponta que homens e casados são mais influentes no Facebook
Do UOL, em São Paulo
22/06/2012 10h56
Se você está pensando em convencer alguém a comprar um produto via Facebook, saiba que as suas chances aumentam se você for homem e casado. É o que diz uma pesquisa feita pela Universidade de Nova York. O estudo atesta que homens são mais influentes do que as mulheres no Facebook. E pessoas com o status de casado tem mais força na rede social do que solteiros.
Para chegar a conclusão, os pesquisadores avaliaram o nível de convencimento dos usuários em recomendações para que amigos começassem a usar um aplicativo para compartilhar informações sobre filmes. No total, 7.730 usuários enviaram 41.686 convites para o app começar a ser usado.
Veja também
Os homens tiveram 50% a mais de sucesso na tentativa de convencer as pessoas a usar o novo aplicativo. Em relação ao status, casados convenceram mais do que solteiros. Pessoas em “um relacionamento enrolado” foram os que menos convenceram. Em relação à idade, pessoas na faixa dos 30 anos foram as que mais influenciaram os amigos.
Mulheres recebem mais “curtir”
Se por um lado os homens são mais convincentes, por outro as mulheres é que causam mais impacto. De acordo com a mesma pesquisa, mensagens enviadas por mulheres receberam mais “curtir” na rede social. A maioria das respostas positivas recebidas por mulheres foram de usuários homens.
Segundo os pesquisadores da Universidade de Nova York, estudos como esse podem ajudar a direcionar grupos interessados em anunciar na rede social. “Anunciantes podem descobrir como fazer as pessoas ficarem mais interessadas nas mensagens e não torná-las spam”, disse o pesquisador Sinnan Aral ao site do jornal "Inquirer". Ele também alertou que a pesquisa foi feita com base em apenas um produto e que o ideal seria ela ser ampliada.