Topo

Google afirma que processo por monopólio não ajudará consumidores

20/10/2020 18h15

San Francisco (EUA), 20 out (EFE).- O Google afirmou nesta terça-feira que o processo por monopólio movido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e 11 estados contém "muitos defeitos e não fará nada para ajudar os consumidores".

"As pessoas usam o Google porque o escolheram, não porque foram forçadas ou porque não podem encontrar alternativas", comentou no blog oficial da empresa o vice-presidente para assuntos globais e chege do departamento jurídico, Kent Walker.

De acordo com o dirigente, "este processo não fará nada para ajudar os consumidores, pelo contrário, promoverá de forma artificial buscadores alternativos de menor qualidade, aumentará o preço dos telefones e complicará para as pessoas o uso dos serviços de busca que desejam".

Relacionadas

Walker alegou que o processo anunciado contém "muitos defeitos" e se baseia em "argumentos antimonopólio duvidosos" em relação à sua estratégia comercial para dar ao buscador um lugar de destaque em smartphones, computadores e outros dispositivos.

O processo do governo americano e de 11 estados foi movido nesta terça-feira por suposto monopólio nos mercados de anúncios e busca na internet, após um ano de investigações, o que abre um histórico caso antimonopólio no mercado digital.

O procurador adjunto do Departamento de Justiça, Jeffrey Rosen, disse em entrevista coletiva que a ação judicial ressalta que o Google está sustentando seu papel como "o principal guardião" do acesso à internet através de "uma rede ilegal de acordos exclusivos que prejudicam os concorrentes".

Entre eles, citou o pagamento de bilhões de dólares à Apple para colocar o mecanismo de busca do Google como o padrão em seus iPhones e a proibição de integrar os motores dos concorrentes através de contratos especiais. EFE

arc/vnm

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Google afirma que processo por monopólio não ajudará consumidores - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt